Vinte e quatro anos atrás, um filme de ficção científica foi lançado com o objetivo de renovar o interesse por uma das franquias mais memoráveis da história; e teve apenas metade do sucesso esperado. Ainda assim, foi um sucesso comercial, mas seu diretor declarou o quanto odiou fazer o filme. Estamos falando de Planeta dos Macacos (2001), a versão de Tim Burton que até James Cameron criticou, mas que também serviu como o primeiro contato de muitas pessoas com a saga icônica, incentivando-as, indiretamente, a assistir aos filmes clássicos.

Sobre o que é Planeta dos Macacos (2001)?
Dirigido pelo aclamado cineasta Tim Burton e estrelado por Mark Wahlberg, este filme pretendia ser um remake dos clássicos dos anos 1970, mas com um toque moderno e envolvente para atrair novos públicos para a franquia. Aqui, acompanhamos um astronauta chamado Leo Davidson, que supervisiona uma missão de rotina no espaço com um chimpanzé a quem querem ensinar a controlar uma cápsula espacial.
No entanto, a missão dá errado, e o chimpanzé acaba se perdendo no espaço. Na tentativa de resgatar o animal, Leo entra em uma anomalia que o faz perder o controle de sua nave e acaba caindo em um planeta desconhecido, onde logo descobre que o planeta é dominado por macacos com inteligência semelhante à humana, dos quais são escravos. Agora, ele precisa não apenas escapar de uma sociedade de primatas furiosos, mas também descobrir onde está e como voltar para casa.
O principal diferencial deste filme é que ele traz a assinatura de Tim Burton em sua produção e, como é típico dos filmes de ficção científica, também ostenta uma boa dose de ação, um mundo distópico e uma história divertida. Se você é fã da franquia, certamente sabe do que se trata. Mas se você nunca viu a saga, este filme é uma boa primeira aproximação, pois acaba sendo uma reinvenção das obras clássicas. O curioso é que seu diretor odiou fazer o filme, mesmo sendo um sucesso comercial.
James Cameron odeia e Tim Burton abomina, mas foi um enorme sucesso de bilheteria
Quando este filme foi lançado, em 2001, arrecadou mais de US$ 360 milhões, ultrapassando os US$ 100 milhões investidos e se tornando uma produção lucrativa para a Fox. Mas os críticos não foram muito gentis com o produto final, e até mesmo o aclamado diretor James Cameron declarou em uma entrevista que era ultrajante e que o diretor errado havia sido escolhido:
"Acho que eles acabaram fazendo, possivelmente, o filme mais ultrajante que poderiam ter feito sobre o assunto, porque escolheram o diretor errado. É o único filme de Tim Burton de que não gosto."
Surpreendentemente, Tim Burton também declarou que odiou trabalhar naquele filme, principalmente porque sua produção foi um desastre: houve problemas de cronograma de filmagem, o roteiro sofreu com revisões de última hora e houve diferenças criativas que impediram a visão do diretor de se concretizar. Tim Burton chegou a mencionar que "preferia pular de uma janela do que dirigir uma sequência".
Também é curioso que, apesar de suas falhas, Planeta dos Macacos, de Tim Burton, foi uma reinvenção de um clássico que, no fim das contas, trouxe novos públicos para a saga. Mesmo com a insatisfação da crítica e do público, conseguiu, acidentalmente, despertar o interesse das pessoas em assistir aos outros filmes de ficção científica. E, olhando para trás, o filme é bastante divertido. Além disso, você pode assisti-lo sem custo adicional pelo Disney+.
Ver 0 Comentários