A manteiga é um ingrediente coringa na cozinha, muito utilizado em várias receitas deliciosas. Diferente da margarina, feita à base de gordura vegetal, a manteiga é feita com leite e derivados, e tanto uma quanto a outra são considerados ingredientes gordurosos, que devem ser consumidos com moderação.
Porém, uma nova manteiga está vindo aí para revolucionar: sem leite, sem óleo, sem plantas e sem qualquer ingrediente de origem animal, essa manteiga feita com carbono e hidrogênio é uma ideia inusitada que vem de uma startup nos Estados Unidos e já chamou a atenção e o investimento de empresário Bill Gates. A promessa é manter o sabor e a textura da manteiga tradicional, mas com impacto ambiental muito menor.
Entenda como funciona a manteiga de carbono apoiada por Bill Gates
A empresa Savor, localizada em Batavia, Illinois, está criando uma manteiga de um jeito totalmente novo: usando dióxido de carbono capturado do ar e hidrogênio extraído da água. Para produzir essa manteiga, os cientistas convertem esses elementos em cadeias de gordura idênticas às encontradas na manteiga, no queijo e nos óleos vegetais.
Mas como essa manteiga é produzida? A manteiga de carbono é feita por meio da química orgânica e do aproveitamento de resíduos produzidos pelos humanos, como metano e dióxido de carbono, em um processo que envolve aquecimento, oxidação e organização das moléculas para formar triglicerídeos, a base da gordura. O resultado é um produto que se parece com a manteiga convencional, mas sem precisar de terras agrícolas, vacas, fertilizantes ou emissões de gases de efeito estufa.
Parece com manteiga, mas tem gosto de manteiga?
Apesar da receita ser feita de uma forma bem diferente da tradicional, a manteiga de carbono foi desenvolvida para enganar o paladar. Segundo os criadores, ela tem um sabor, cheiro e aparência muito parecida com o da manteiga tradicional. No entanto, é feita sem óleo de palma, ingrediente muito usado pela indústria alimentícia, mas que contribui para o desmatamento e o aquecimento global. A empresa já começou a testar seu produto em restaurantes, padarias e fornecedores, e pretende lançar chocolates feitos com a manteiga de carbono até as festas de fim de ano de 2025.
Manteiga feita de carbono puro é sustentável
O diferencial da manteiga de carbono vai além de consumir alimentos sem origem animal. O processo de produção dessa manteiga emite mil vezes menos carbono que a agricultura e pecuária convencionais. Além disso, como ela é produzida sem nada de origem bovina, o processo de produção não utiliza terras agrícolas para alimentar as vacas, ocupando muito menos espaço. O processo também elimina a necessidade de fertilizantes, hormônios e antibióticos, que comumente são usados na manteiga convencional.
O objetivo é substituir gorduras e óleos usados pela indústria, como óleo de palma, óleo de coco e gorduras hidrogenadas, por uma alternativa mais saudável e sustentável. Ainda em fase pré-comercial e aguardando aprovação regulatória, a manteiga deve chegar nas prateleiras do mercado em 2027, com a promessa de reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa e seu impacto ambiental.
Ver 0 Comentários