A chupeta sempre foi vista como um objeto típico da infância, frequentemente usado em bebês para satisfazer o reflexo natural de sucção e acalmá-los. No entanto, parece que esse acessório deixou de ser associado ao universo infantil e ganhou espaço entre os jovens adultos, especialmente na Coreia do Sul e na China. Nas redes sociais, uma série de vídeos de pessoas usando chupeta viralizaram e chamaram a atenção para uma nova tendência: a infantilização de adultos. A seguir, veja o que motivou essa nova moda e as consequências por trás dela.
Chupeta anti-estresse? Entenda a nova moda entre os jovens
Recentemente, a adultização de crianças e adolescentes é um assunto que tem gerado bastante polêmica e discussão, especialmente devido a exposição problemática desse grupo nas redes sociais. Mas, recentemente, uma nova moda tem chamado atenção por aí e levantado a pauta sobre a infantilização de adultos: o uso de chupeta entre os jovens.
Por mais estranho que pareça, esse hábito tem se tornado tendência em alguns países, como a Coreia do Sul, China e Estados Unidos. Mas por que jovens estão recorrendo ao uso de chupetas? A motivação por trás desse hábito está nos potenciais benefícios associados a esse objeto. Confira a seguir quais seriam esses benefícios:
- Redução da ansiedade
- Redução de hábitos, como fumar e comer compulsivamente
- Ajudar a dormir
- Evita o ranger dos dentes
- Previne o ronco
Veja quais são as consequências de usar chupeta na vida adulta
A adoção de hábitos considerados “infantis” tem um nome na psicologia, conhecido como regressão, um mecanismo de defesa em que os indivíduos retomam hábitos da primeira infância para lidar com a pressão emocional e encontrar segurança. Apesar dos supostos benefícios associados ao uso de chupeta entre os jovens adultos, especialistas acreditam que esse hábito pode trazer consequências negativas para a saúde mental e física dessas pessoas. Dentre elas, destacam-se um desequilíbrio na formação de personalidade e problemas na saúde bucal por uso prolongado.
De acordo com os especialistas, a sucção da chupeta pode sim estimular a liberação de serotonina, um neurotransmissor que traz uma sensação momentânea de relaxamento. No entanto, essa estratégia não atua diretamente nas causas da ansiedade e comportamentos associados a ela, como fumar em excesso. Pelo contrário, eles acreditam que o hábito pode trazer dependência psicológica. Sem comprovação científica acerca dos benefícios da chupeta, os especialistas afirmam que o melhor tratamento para pacientes diagnosticados com ansiedade continua sendo a psicoterapia.
No Brasil, o uso de chupeta entre adultos têm provocado boas risadas nas redes
E se você acha que esse assunto só está rendendo nos países lá de fora, está muito enganado. No Brasil, alguns influenciadores têm compartilhado vídeos e fotos utilizando chupetas. O jogador Neymar já postou fotos em suas redes utilizando a chupeta da filha Mavie. O ator Ary Fontoura compartilhou em suas redes sociais um vídeo bem-humorado sobre o assunto, problematizando a prática. Confira a seguir o vídeo do ator:
Ver 0 Comentários