Depois de demitir 700 funcionários para substituí-los por IA, CEO usa a inteligência artificial para substituir a si mesmo

A inteligência artificial já resume e transcreve chamadas de vídeo, mas será que chegará o dia em que ela fará suas reuniões por você?

Foto: Klarna
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
matheus-de-lucca

Matheus de Lucca

Editor-chefe

Editor-chefe do Xataka Brasil. Jornalista há 10 anos, entusiasta de tecnologia, principalmente da área de computação e componentes de PC. Saudosista da época em que em vez de um celular fazer tudo que se possa imaginar, tínhamos MP3, alarme e relógio.

Faz menos de três anos que o ChatGPT chegou para revolucionar tudo como ponta de lança de uma inteligência artificial que já está mudando o mercado de trabalho, especialmente para aqueles que se dizem “AI first”, como no caso da IBM, que demitiu 8 mil pessoas para substituí-las por inteligência artificial. É claro que, no processo de substituição de funcionários por IA, nem tudo que reluz é ouro, basta perguntar à Klarna.

A empresa sueca demitiu 700 funcionários em 2022 por meio de uma transmissão de vídeo pré-gravada no LinkedIn e, em seguida, implementou um sistema de IA para fazer o trabalho dessas pessoas e se gabou disso. Posteriormente, seu CEO fez uma revelação e se arrependeu, explicando que “nada será tão valioso quanto os humanos”. No entanto, a qualidade manifestamente baixa da IA empregada fez com que eles tivessem que recontratar pessoas. Mas a IA ainda está trabalhando na Klarna e, desta vez, foi a vez de seu CEO e fundador, Sebastian Siemiatkowski.

CEO da Klarna usa avatar de IA para apresentar resultados de negócios

A empresa de pagamento usou uma versão de inteligência artificial de Sebastian Siemiatkowski para fazer um vídeo de 83 segundos no qual o CEO fala sobre os resultados do primeiro trimestre de 2025 da Klarna, de acordo com o TechCrunch. Na descrição do vídeo, eles detalham que é seu avatar de IA que apresenta os resultados e, de fato, é a primeira coisa que esse falso Sebastian indica: “Sou eu, ou melhor, meu avatar de inteligência artificial”.

O compromisso da Klarna com a inteligência artificial é total e, de fato, ela já explicou como integra a IA em suas operações, explicando à CNBC, há apenas algumas semanas, que parte da redução da força de trabalho que a empresa sofreu tem a ver com essa realidade.

Mas cuidado, pois essa não é a primeira vez que a empresa faz isso, nem é o primeiro CEO a fazê-lo. Eric Yuan é o diretor da Zoom e também usou uma versão avatar de si mesmo para apresentar um relatório semelhante na última quarta-feira. Mas o CEO do Zoom estava usando sua plataforma e um novo recurso, chamado Zoom Clips e AI Companion, algo que ele explicou no vídeo enquanto se declarava orgulhoso de ser: “um dos primeiros CEOs a usar um avatar em uma apresentação de lucros”.

Mas o verdadeiro Yuan estava ao vivo para responder às perguntas durante a reunião. Será que vai chegar o momento em que uma IA fará as reuniões por vídeo para você?

Inicio