Cientistas encontraram uma bactéria no oceano que consegue digerir plástico PET por conta de uma enzima que evoluiu enquanto humanos poluíam o meio ambiente.
A pesquisa foi feita pela KAUST (Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah) que revelou que esses micróbios marinhos evoluíram para consumir tereftalato de polietileno (PET) – o plástico usado em garrafas de bebidas e tecidos.
O plástico PET é amplamente utilizado na indústria por ser resistente e maleável, podendo ser reutilizado diversas vezes para formar novos produtos, no entanto, esse processo é apenas feito por interferência humana e nunca foi visto como algo biodegradável.
A primeira vez que micróbios que comem plástico foram observados foi em 2016, no Japão, mas ainda não tinham sido descobertos ou observados no oceano. Agora, a pesquisa revela pela primeira vez uma bactéria no oceano que pode fazer isso e ainda mostra uma necessidade evolutiva e que os microrganismos estão se adaptando à poluição humana em escala planetária. No entanto, o processo de quebra é muito lento e não daria para "competir" com a quantidade de plástico gerado.
Capa da matéria: Reprodução/© 2025 KAUST
Ver 0 Comentários