O futuro da sustentabilidade? Cientistas descobrem bactéria que come plástico PET

Bactérias foram encontradas no oceano e evoluíram com enzimas que podem digerir plástico PET

Reprodução/© 2025 KAUST
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
barbara-castro

Bárbara Castro

Redatora
barbara-castro

Bárbara Castro

Redatora

Jornalista com pós-graduação em Cinema que passava as tardes vendo Cartoon Network e History Channel quando criança. Coleciona vinis, CDs e jogos do Nintendo DS e 3DS (e estantes que não cabem mais livros). A primeira memória com um computador é de ter machucado o dedo em uma ventoinha enquanto um de seus pais estava montando um PC.

78 publicaciones de Bárbara Castro

Cientistas encontraram uma bactéria no oceano que consegue digerir plástico PET por conta de uma enzima que evoluiu enquanto humanos poluíam o meio ambiente. 

A pesquisa foi feita pela KAUST (Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah) que revelou que esses micróbios marinhos evoluíram para consumir tereftalato de polietileno (PET) – o plástico usado em garrafas de bebidas e tecidos. 

O plástico PET é amplamente utilizado na indústria por ser resistente e maleável, podendo ser reutilizado diversas vezes para formar novos produtos, no entanto, esse processo é apenas feito por interferência humana e nunca foi visto como algo biodegradável. 

A primeira vez que micróbios que comem plástico foram observados foi em 2016, no Japão, mas ainda não tinham sido descobertos ou observados no oceano. Agora,  a pesquisa revela pela primeira vez uma bactéria no oceano que pode fazer isso e ainda mostra uma necessidade evolutiva e que os microrganismos estão se adaptando à poluição humana em escala planetária. No entanto, o processo de quebra é muito lento e não daria para "competir" com a quantidade de plástico gerado. 

Capa da matéria: Reprodução/© 2025 KAUST

Inicio