Do fracasso à genialidade: 8 invenções que mudaram o mundo e nasceram a partir de erros

Algumas invenções que nasceram do acaso se transformaram em soluções que mudaram a história

pessoa colocando prato dentro de micro-ondas. Créditos:  banco de imagens
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

117 publicaciones de Laura Vieira

Muitas das maiores descobertas da ciência não nasceram de planos perfeitos, mas a partir de erros e coincidências. Um teste que saiu do esperado, uma fórmula mal calculada ou até mesmo um experimento aparentemente “inútil” já foram responsáveis por criar inovações que transformaram a vida de milhares de pessoas. De remédios que hoje movimentam bilhões de reais até objetos que fazem parte do dia a dia das pessoas, essas invenções surgiram do acaso,  provando que, às vezes, a genialidade pode estar escondida justamente nos erros. A seguir, confira oito exemplos de descobertas geniais que surgiram por “acidente”.

1) Viagra

Nos anos 1990, pesquisadores buscavam um medicamento para tratar problemas cardíacos, especialmente angina e hipertensão. O composto desenvolvido tinha como função dilatar os vasos sanguíneos e melhorar o fluxo sanguíneo no coração. No entanto, durante os testes clínicos, os voluntários relataram um efeito colateral inesperado: melhora na função erétil.

Isso acontece porque o remédio inibe uma enzima chamada PDE5, o que aumenta os níveis de GMPc, uma molécula que relaxa a musculatura lisa dos vasos sanguíneos. Como consequência, o efeito aparece não só no coração, mas também no pênis, facilitando a ereção.

2) Minoxidil

Inicialmente formulado como remédio contra pressão alta, o minoxidil surpreendeu com um efeito curioso. Os pacientes tratados apresentaram um crescimento de pelos mais intenso do que o normal. Como consequência, hoje, ele é amplamente utilizado em loções e soluções tópicas contra calvície. Ou seja, o que antes era visto como um efeito colateral incômodo no tratamento da pressão alta, virou solução para um problema estético que afeta milhões de pessoas.

3) Post-it

O post-it é um bloco de notas feito de papel, com uma tira de cola removível em uma das suas bordas, que permite a fixação temporária em documentos e outras superfícies.  Mas a maneira que esse objeto surgiu é bem curiosa. Ele surgiu acidentalmente nos anos 1960, quando o químico Spencer Silver, da empresa 3M, desenvolveu por engano um adesivo fraco demais. A descoberta ficou “guardada” até que seu colega Art Fry, alguns anos depois, percebeu que aquele material era perfeito para marcar páginas de livros sem danificar.

4) Micro-ondas

O micro-ondas surgiu em um dos momentos mais conturbados do mundo: em plena Segunda Guerra Mundial.  O engenheiro americano Percy Spencer testava equipamentos de radar quando notou algo estranho que a barra de chocolate que ele carregava no bolso havia derretido sozinha. Intrigado, o engenheiro fez alguns experimentos e concluiu que as ondas geradas pelo magnetron (tubo usado em radares) aqueciam alimentos.

Contudo, essa descoberta foi sendo modificada ao longo dos anos. O primeiro modelo, lançado nos anos 1940, era enorme e caro, pensado para uso comercial. Somente uma década depois começaram a surgir as versões domésticas que conhecemos hoje.

5) Penicilina

A penicilina é um antibiótico usado para tratar infecções bacterianas. Tal descoberta transformou a forma como as infecções bacterianas são tratadas, salvando milhões de vidas de doenças que anteriormente eram fatais. Mas como ela surgiu? Em 1928, o cientista britânico Alexander Fleming deixou placas de cultura bacteriana em seu laboratório e, ao retornar, percebeu que um fungo havia contaminado as amostras e matado as bactérias em volta. Fleming registrou a descoberta, mas não conseguiu avançar na produção em larga escala. Foram os pesquisadores Howard Florey e Ernst Chain, anos depois, que transformaram a penicilina em medicamento, enfrentando os desafios de produção e purificação.

6) Coca-Cola

Você sabia que um dos refrigerantes mais consumidos no mundo todo também surgiu por “acidente”? No final do século XIX, o farmacêutico John Pemberton buscava uma fórmula para aliviar dores de cabeça e problemas digestivos. Para isso, ele misturou extratos de folhas de coca, noz de cola e um xarope adocicado, criou um tônico que começou a ser vendido em farmácias, aumentando a disposição e reduzindo a percepção de dor e fadiga. No entanto, ao longo do tempo, a fórmula foi alterada e a cocaína presente nas primeiras versões foi retirada no início do século XX.

7) Palito de fósforo

O palito de fósforo é uma invenção que revolucionou a humanidade. Ele surgiu em 1826, quando o químico John Walker tentava criar um material explosivo. Ele percebeu que, ao raspar uma mistura em uma superfície, surgia fogo instantaneamente, criando acidentalmente o fósforo de atrito. Contudo, quando foi criado, o fósforo não era exatamente o que conhecemos hoje. As primeiras versões usavam fósforo branco na ponta do palito, mas eram altamente tóxicas. Só anos depois veio a ideia de separar o fósforo da mistura, colocando-o na lixa da caixinha. Essa mudança tornou o produto mais seguro e confiável, sendo usado até hoje em todo o mundo.

8) Super Bonder

Muito utilizado para fixar itens com força, como se fosse uma super cola, o super bonder foi descoberto nos anos 1940 por Harry Coover, durante testes com materiais plásticos. No início, foi descartado por ser “inconveniente”, já que grudava em tudo. Mas logo os pesquisadores perceberam que essa característica poderia ser útil. Mas como ele funciona? O cianoacrilato presente no produto reage com traços de umidade no ar, polimerizando em questão de segundos e formando uma cola extremamente forte.

Inicio