Eclipses, chuva de meteoros e superluas são eventos astronômicos fascinantes que todo mundo quer assistir. E o próximo grande espetáculo já tem data marcada. No dia 5 de novembro deste ano, será possível observar a Superlua do Castor, a maior e mais brilhante de 2025, que permanecerá visível e em seu auge por cerca de três dias consecutivos. A seguir, veja o que é a Superlua do Castor e como aproveitar o momento para observá-la.
Superlua: entenda o que é esse fenômeno
A superlua é um evento astronômico que ocorre quando a Lua cheia atinge a fase cheia exatamente no momento em que está mais próxima da Terra (perigeu) em sua órbita elíptica. Como essa órbita não é perfeitamente circular, a distância entre a Lua e a Terra varia ao longo do mês.
Quando a Lua cheia acontece perto desse ponto de maior aproximação, ela parece maior e mais brilhante no céu do que o habitual. Embora a diferença de tamanho nem sempre seja facilmente perceptível a olho nu, o brilho intenso do astro costuma chamar atenção. É justamente devido a essa combinação de proximidade e luminosidade que esse evento astronômico é chamado de superlua (Super + Lua).
Superlua do castor irá durar três dias: saiba como assistir
Você deve estar se perguntando: qual a relação entre castores e lua? A Superlua do Castor é chamada desse jeito há muitos anos, por causa de uma tradição antiga das tribos nativas da América do Norte. Este ano, a Lua do Castor vai ocorrer entre os dias 5 e 7 de novembro, e vai permanecer “cheia” durante três noites seguidas. Felizmente, ela será visível no Brasil, logo após o pôr do sol, quando o céu começa a escurecer.
Quem quiser aproveitar o melhor do espetáculo, o mais indicado é observar locais altos e com pouca iluminação artificial. Além disso, mesmo sem equipamentos, será possível observar o fenômeno a olho nu.
Confira algumas dicas para observar a Superlua do Castor
- Melhor horário: pouco depois do pôr do sol, quando a Lua surge no horizonte e parece ainda maior;
- Melhor local: espaços abertos, longe de postes e luzes urbanas. Praias, parques e mirantes são indicados;
- Fotografia: para tirar boas fotos do fenômeno, use o modo noturno do celular, apoie o aparelho em uma superfície firme e aumente o zoom aos poucos;
- Clima: confira a previsão do tempo, pois o céu limpo, sem nuvens, faz toda a diferença para observar a superlua.
Ver 0 Comentários