Um YouTuber americano chamado Marcin Plaza, entediado com a falta de inovação no design dos celulares comuns, decidiu tentar criar um que se adaptasse às suas necessidades. Ele certamente conseguiu, embora o resultado tenha gerado alguma controvérsia, porque, em vez de ser inovador, o que ele criou é um telefone "retroinovador".
O que aconteceu?
Este YouTuber é conhecido por seus experimentos com dispositivos "Frankenstein" e, há alguns meses, publicou um vídeo explicando como conseguiu substituir o teclado de seu laptop Lenovo Yoga por um mecânico, criando uma combinação única. Agora, ele voltou aos seus velhos truques, mas com um experimento único: aproveitou seu Samsung Galaxy Z Flip 5 quebrado para criar seu próprio telefone.
Vida longa aos teclados físicos
Plaza decidiu aproveitar a tela externa do Z Flip 5 e combiná-la com o teclado físico de um antigo BlackBerry Q10 de 2013. A ideia era simples: transformar esse teclado em um teclado deslizante que se escondesse sob a tela do seu Z Flip 5 quebrado. Porém, a prática não é tão simples quanto a teoria.
Um processo infernal
No vídeo que explica todo o processo, Plaza começa desmontando o Z Flip 5 e verificando quais componentes ele poderia recuperar. Em seguida, ele projetou um gabinete para impressão em uma máquina CNC — após vários testes com uma impressora 3D — e também criou um pequeno circuito usando um controlador Arduino Pro Micro, que lhe permitiu adaptar o antigo teclado do BlackBerry.
Buscando soluções
As dificuldades não pararam por aí e, para permitir que todos os aplicativos abrissem na pequena tela frontal, Plaza acabou usando o aplicativo Good Lock da Samsung e seu módulo MultiStar. Esse elemento incomum acabou até adicionando um anel magnético para carregamento sem fio.
Este telefone parece familiar
Após inúmeros testes e outras operações digitais DIY, Plaza conseguiu criar o que esperava: um telefone "Frankenstein" com uma pequena tela frontal e um teclado deslizante embaixo. O engraçado — ou talvez não — é que esse telefone já havia sido inventado há 15 anos. Foi fabricado pela mesma empresa que adquiriu seu teclado, porque estamos falando do BlackBerry Torch, lançado em 2010.
Um experimento difícil de replicar
O criador deste telefone incomum compartilhou alguns detalhes do projeto, mas é difícil de replicar porque o único guia é o vídeo que ele postou no YouTube. Seja como for, o resultado é surpreendente — especialmente porque funciona — mas também paradoxal; o título do vídeo é "Eu construí meu próprio telefone... porque a inovação é triste hoje em dia", mas seu telefone tem pouco a oferecer em termos de inovação. De qualquer forma, conseguir algo assim é, realmente, impressionante.
Ver 0 Comentários