Após quase duas décadas, o Android recebeu suporte nativo para o terminal Linux Debian. A novidade foi antecipada há alguns meses, graças à pesquisa no código-fonte. Agora é realidade, após a atualização para o Android 15 QPR2, versão trimestral para o Google Pixel.
O lançamento era esperado para a estreia do Android 16, que, aliás, chegará antes do esperado. No entanto, e felizmente para os mais ansiosos, ele já está disponível: o Android 15 facilita muito a ativação do terminal Linux e abre um mundo de possibilidades, especialmente para desenvolvedores.
Android e Linux já caminham juntos

A ideia do Google se consolidou: inserir o terminal Linux nativamente no Android. Isso já era previsto quando soubemos que o sistema operacional do robô verde retornaria às suas raízes Linux.
Já é possível instalar o Debian pelo console de comando. Ele funciona virtualmente, portanto, não interfere no sistema operacional e vem desabilitado de fábrica: é necessário ativar as opções do desenvolvedor para ativar o terminal Linux.
Obviamente, não é um recurso para todos os usuários, e é por isso que está oculto nas configurações do desenvolvedor. Mas torná-lo funcional não é nada complicado, a partir do ajuste correspondente: no celular, veremos um novo ícone na tela inicial e na gaveta de aplicativos.
A partir deste novo aplicativo, "Terminal", a máquina virtual é instalada, com um peso aproximado de 500 MB. Com ele instalado corretamente, pode-se trabalhar como se estivesse num computador: é possível executar ferramentas de desenvolvimento, gerenciar o sistema de arquivos e processos, e até mesmo acessar servidores SSH.

Em suas configurações, o terminal oficial do Android permite realocar o espaço do disco rígido, bem como recuperar partições antigas ou simplesmente redefini-lo para o estado de fábrica.
Com o terminal Linux no Android, mil portas se abrem: desde programar e automatizar tarefas até mexer com redes e aprender muito. Embora não seja uma função de grande benefício para os usuários finais, aos poucos, permitirá que nosso celular se torne uma ferramenta ainda mais poderosa.
Ver 0 Comentários