Chegou o dia: meu celular Android é um dispositivo Linux completo

Terminal Linux Debian está disponível no Android 15

Chegou primeiro no Google Pixel

Android recebeu suporte nativo para terminal Linux Debian
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Após quase duas décadas, o Android recebeu suporte nativo para o terminal Linux Debian. A novidade foi antecipada há alguns meses, graças à pesquisa no código-fonte. Agora é realidade, após a atualização para o Android 15 QPR2, versão trimestral para o Google Pixel.

O lançamento era esperado para a estreia do Android 16, que, aliás, chegará antes do esperado. No entanto, e felizmente para os mais ansiosos, ele já está disponível: o Android 15 facilita muito a ativação do terminal Linux e abre um mundo de possibilidades, especialmente para desenvolvedores.

Android e Linux já caminham juntos

Original

A ideia do Google se consolidou: inserir o terminal Linux nativamente no Android. Isso já era previsto quando soubemos que o sistema operacional do robô verde retornaria às suas raízes Linux.

Já é possível instalar o Debian pelo console de comando. Ele funciona virtualmente, portanto, não interfere no sistema operacional e vem desabilitado de fábrica: é necessário ativar as opções do desenvolvedor para ativar o terminal Linux.

Obviamente, não é um recurso para todos os usuários, e é por isso que está oculto nas configurações do desenvolvedor. Mas torná-lo funcional não é nada complicado, a partir do ajuste correspondente: no celular, veremos um novo ícone na tela inicial e na gaveta de aplicativos.

A partir deste novo aplicativo, "Terminal", a máquina virtual é instalada, com um peso aproximado de 500 MB. Com ele instalado corretamente, pode-se trabalhar como se estivesse num computador: é possível executar ferramentas de desenvolvimento, gerenciar o sistema de arquivos e processos, e até mesmo acessar servidores SSH.

Original

Em suas configurações, o terminal oficial do Android permite realocar o espaço do disco rígido, bem como recuperar partições antigas ou simplesmente redefini-lo para o estado de fábrica.

Com o terminal Linux no Android, mil portas se abrem: desde programar e automatizar tarefas até mexer com redes e aprender muito. Embora não seja uma função de grande benefício para os usuários finais, aos poucos, permitirá que nosso celular se torne uma ferramenta ainda mais poderosa.

Inicio