Tendências do dia

O brilhante modo antirroubo está oficialmente chegando a todos os telefones Android: veja como ativá-lo agora mesmo

  • A "Proteção contra roubo" chegou primeiro aos dispositivos Google Pixel e, posteriormente, aos Samsung Galaxy

  • Agora, qualquer pessoa com Android 10 ou posterior pode ativá-la para obter uma camada adicional de segurança

Saiba como usar a ferramenta de proteção contra roubo no Android / Imagem: Xataka
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

No ano passado, o Google apresentou um recurso muito útil para casos de roubo de celular. A "Proteção contra roubo" pretende minimizar o impacto do furto, ativando uma série de ajustes para impedir que quem roubou o smartphone tenha acesso às informações do usuário.

Essa função chegou primeiro aos modelos mais recentes do Google Pixel e, posteriormente, aos dispositivos Samsung Galaxy com a última atualização do Android. Pouco tempo depois, foi habilitada para outros aparelhos com o sistema operacional Android. A seguir, explicamos para que serve esse modo e como ativá-lo no seu celular.

O que é a "Proteção contra roubo" no Android?

Os dispositivos Android já contavam com a função "Encontrar meu dispositivo", que permite localizar o celular utilizando redes sem fio, como Wi-Fi, Bluetooth e GPS. Para isso, basta acessar a função a partir de outro aparelho ou entrar na página "Encontrar seu celular" do Google para rastreá-lo.

Além disso, o Google incorporou novas funções de segurança na seção "Proteção contra roubo". O objetivo é oferecer uma camada extra de proteção para dificultar o acesso de criminosos às informações armazenadas no celular.

Proteção contra roubo Android

A "Proteção contra roubo" pode detectar se alguém arranca o celular da sua mão enquanto você o utiliza. Esse é um momento de grande vulnerabilidade, pois, pouco antes do furto, o aparelho provavelmente estava desbloqueado, permitindo acesso imediato a todas as informações.

Para evitar isso, o Android utiliza sensores de movimento, localização e sistemas de conexão para detectar uma remoção abrupta do dispositivo. Se isso ocorrer, o celular se bloqueará automaticamente, impedindo que o ladrão acesse os dados. Para desbloqueá-lo, será necessário inserir um PIN ou usar a impressão digital.

Além do Bloqueio contra roubo, a seção também conta com a opção "Bloqueio de dispositivos sem conexão", que bloqueia automaticamente o aparelho caso ele não detecte nenhuma conexão, oferecendo outra camada de segurança contra invasores.

Caso necessário, também é possível bloquear a tela do celular remotamente por meio desta página. Basta inserir seu número de telefone após fazer login com sua conta do Google e ativar o bloqueio em caso de roubo. No entanto, vale lembrar que essa ação só pode ser realizada um número limitado de vezes por dia.

Como ativar a "Proteção contra roubo" no Android

Esta função está disponível para qualquer dispositivo com Android 10 ou superior. Para ativá-la, siga estes passos:

  1. Acesse Ajustes.
  2. Role a tela para baixo e selecione Google.
  3. Toque em Todos os serviços.
  4. Procure e selecione Proteção contra roubo.
  5. Ative as opções "Bloqueio contra roubo" e "Bloqueio de dispositivos sem conexão".

Após concluir essas etapas, o celular será bloqueado automaticamente caso detecte que foi arrancado das suas mãos de forma brusca ou fique sem conexão. Para testar o recurso, você pode pedir a alguém de confiança para simular um furto em um local onde não haja conexão Wi-Fi estável e verificar como o dispositivo se bloqueia.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio