O truque barato a partir de um euro que a Guarda Civil espanhola usa em suas motocicletas para evitar acidentes

Durante anos, a Guarda Civil da Espanha usou apitos muito especiais em suas motocicletas para se livrar de animais

Imagens | Guarda Civil
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Quem circula regularmente por estradas nacionais, estradas secundárias ou trechos montanhosos conhece bem um perigo que muitos ignoram e deixam ao acaso: os animais. Numa moto, o perigo de colisão com eles aumenta por razões óbvias.

Existe um pequeno truque que até a Guarda Civil espanhola usa e recomenda: um apito. Já o instalaram em algumas das suas viaturas oficiais e qualquer pessoa pode fazer o mesmo.

Um apito que espanta os animais e que custa bem pouco

Dependendo da hora do dia, os animais são inevitavelmente atraídos pelo ruído ou pelas luzes dos veículos que passam. Frequentemente, perseguem-nos, e as consequências são fatais.

Especialmente no caso das motos: encontrar um animal de frente e evitá-lo sobre duas rodas é complicado. E em caso de impacto, não há a proteção que se tem em um carro. As consequências são autoexplicativas.

De fato, segundo dados da Direção Geral de Tráfego espanhola (DGT), mais de 30% dos acidentes registados anualmente envolvem veados, corças ou javalis. O melhor exemplo é Castela e Leão: de 18.667 acidentes, 11.454 envolveram animais.

Imagens | Guarda Civil

Uma das medidas utilizadas são pequenos dispositivos baratos instalados em veículos oficiais que afugentam esses animais enquanto eles se deslocam. São "apitos repelentes", como são popularmente conhecidos.

A Polícia Civil coloca-os em alguns carros e motos da Agrupación de Tráfico (Associação de Trânsito), e não são radares. Normalmente, são colocados nas grades ou no radiador, e são pequenos, mas visíveis.

Imagens | Guarda Civil

Como funcionam os apitos repelentes de animais?

Eles são ativados a velocidades superiores a 50 quilômetros por hora e geram sons de frequência muito baixa que afugentam os animais, permanecendo imperceptíveis para os humanos. Aliás, a Guarda Civil os recomendou em diversas ocasiões nas redes sociais. Eles não resultarão em multas, de forma alguma.

Esses pequenos dispositivos podem ser adquiridos em qualquer loja por um preço que varia de um a 10 euros (ou de R$ 6 a R$ 62), dependendo da localização.

Imagens | Guarda Civil espanhola

Inicio