Nessa cidade japonesa, você pode dar de cara com um peixe ao atravessar a rua

A cidade das águas abriga mais de 1000 carpas em um canal de 400 metros

cidade de  Hida Furukawa
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

455 publicaciones de Laura Vieira

Já imaginou abrir as portas de casa e se deparar com dezenas de carpas nadando bem debaixo do seu nariz? Em Hida Furukawa, cidade localizada em uma região montanhosa no Japão, essa cena é algo normal -  e incrivelmente bonita. Conhecida também como cidade das águas,  Hida Furukawa é uma cidade-castelo muito charmosa. Mas o que realmente chama atenção na cidade é um pequeno canal habitado por mais de mil carpas, peixes de água doce que possuem grande valor na cultura japonesa. A beleza é tanta que o canal virou um verdadeiro aquário coletivo a céu aberto, encantando moradores da cidade e turistas de todo mundo.

Hida Furukawa: entenda mais sobre a cidade

Hida Furukawa é uma cidade relativamente pequena, com população estimada em 25 mil habitantes, localizada nas montanhas da província de Gifu, no Japão. Esse assentamento urbano se desenvolveu ao redor de um castelo e por isso é considerada uma cidade-castelo, cidades planejadas para servir como centros administrativos, militares e comerciais, tendo o castelo como ponto central.

O grande diferencial de Hida Furukawa é que a cidade fica localizada em uma região montanhosa que abriga fontes naturais. No século XVI, as autoridades decidiram adaptar essas fontes de água para um canal de drenagem que corria por toda cidade. O pequeno canal, chamado Rio Seto, corre por cerca de 400 metros e atravessa o coração da cidade, passando entre o rio Araki-gawa e o Museu de Artesanato de Hida.

Inicialmente, o canal era utilizado pelos moradores para lavar vegetais. No entanto, em 1978, depois de uma forte chuva, alguns peixes carpas caíram no canal. Esses peixes foram se reproduzindo e se espalhando por toda cidade, e hoje, o canal abriga mais de 1.000 carpas laranjas flamejantes.

As carpas são valorizadas na cultura japonesa

A carpa é um tipo de peixe muito comum no mundo todo. No Japão, contudo, as carpas são vistas com outros olhos, especialmente a carpa koi, peixes ornamentais super coloridos que surgiram no país por mutação genética da carpa comum, originária da China. Para os japoneses, essas carpas são símbolos de coragem, perseverança e superação, e possuem até uma lenda por trás do seu significado.

carpas koi em um canal As carpas são símbolos de coragem, perseverança e superação para os japoneses.

Reza a lenda que a carpa tinha que atingir a fonte do rio que corta a China, conhecido como Rio Amarelo. Para isso, elas precisam nadar contra a correnteza e saltar cascatas até à montanha Jishinhan. A carpa que alcançasse a fonte tornava-se um dragão. Por causa dessa crença, os japoneses acreditam que uma carpa subindo a correnteza de um rio significa força, coragem e determinação. Por outro lado, uma carpa descendo significa objetivos alcançados.

Hida Furukawa dá aula de cidadania

Além de contribuir para o turismo e beleza da cidade, as carpas são importantes para o sentido de comunidade na cidade de Hida Furukawa. Isso porque os peixes são responsabilidade dos próprios moradores, que cuidam e alimentam as carpas diariamente. Além disso, como a cidade atrai turistas do mundo todo, ao redor do canal existem pequenas cabanas de madeira com sacos de migalhas de pão para os visitantes comprarem e alimentarem os peixes.

E se você acha que alimentar os peixes é a única responsabilidade dos moradores, você está muito enganado. De abril até novembro, esses peixes vivem tranquilamente nos canais da cidade, mas quando o inverno entra em vigor, os peixes são coletados e transportados manualmente até um lago seguro para que possam se proteger do inverno, demonstrando o imenso respeito que os japoneses têm em relação aos peixes.

Esse sistema criado é um ótimo exemplo da união do urbanismo e a da natureza, já que os peixes colaboram pela própria manutenção desses canais, funcionando como filtros naturais que limpam pequenos resíduos e impedindo que larvas de insetos se reproduzam.

Comentários fechados
Inicio