Em 1995, Jeff Bezos deixou seu emprego seguro na Wall Street para perseguir uma ideia arriscada: um negócio online de venda de livros. Naquela época, a maioria das pessoas ainda não conhecia a palavra “internet” ou a considerava apenas uma brincadeira. Bezos pediu aos pais que investissem todas as suas economias — cerca de 250 mil dólares.
Vender livros por meio de um site era, naquele momento, uma ideia bastante arriscada, e seu sucesso não era garantido. Até o próprio Bezos não tinha certeza se daria certo.
Segundo o autor Brad Stone, em seu livro The Everything Store: Jeff Bezos and the Age of Amazon, sobre o período de fundação da Amazon, Bezos teria dito aos pais que havia 70% de probabilidade de que eles nunca veriam o dinheiro de volta.
“O que é a internet?”
Quando Jeff Bezos pediu aos pais que investissem todas as suas economias, seu pai adotivo, Miguel Bezos, respondeu com uma pergunta típica da época: “O que é a internet?”. Apesar dessa ignorância, os pais decidiram confiar no filho. Eles investiram não apenas nele, mas também em sua visão — sem imaginar que estavam lançando a base de uma fortuna bilionária.
De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), o investimento da família Bezos começou com a aquisição de 582.528 ações da Amazon. Poucos meses depois, eles aumentaram sua participação comprando mais 847.716 ações. No total, o pacote chegou a 1.430.244 ações, adquiridas a cerca de 17 centavos cada — ou seja, um total de 243.141,48 dólares.
Segundo a Bloomberg, esse foi um valor considerável para um casal composto por uma mãe solteira que cursava a universidade com uma renda muito baixa e um migrante cubano que havia chegado aos EUA aos 16 anos.
Como eles administram sua fortuna hoje? Diante do tamanho de seu patrimônio, os pais de Jeff Bezos fundaram uma própria gestão de investimentos chamada Aurora Borealis. Agora, ela será conduzida por um CEO profissional, tornando o modelo familiar cada vez mais institucionalizado.
O objetivo é administrar a herança, preservar o patrimônio e continuar investindo.
A história do início da Amazon mostra o que é possível quando sorte, confiança, timing e senso empresarial se combinam.
Imagem de capa via Unsplash
Este texto foi traduzido/adaptado do site Mein-MMO.
Ver 0 Comentários