Tendências do dia

Essa música dos anos 80 tinha o poder de travar laptops

Clipe de cantora famosa travava notebook que estivesse reproduzindo a canção, além de outros laptops próximos 

Mulher ouvindo música no notebook de fone de ouvido. Créditos: banco de imagens
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

148 publicaciones de Laura Vieira

Já imaginou colocar uma música para tocar no notebook e ele travar completamente? Era exatamente isso que acontecia com determinados modelos de laptops do Windows XP quando tocava “Rhythm Nation”, música lançada em 1989 por Janet Jackson.

A história foi compartilhada anos depois por Raymond Chen, engenheiro de software da Microsoft envolvido na evolução do Windows. Ele revelou que o caso foi descoberto por uma fabricante de computadores em 2005, mas sem citar o nome da empresa. A seguir, entenda o que provocava esse problema e como ele foi resolvido:

Clipe de Janet Jackson conseguia travar laptops

Uma música com “poder” de travar o disco rígido de um notebook. A princípio, isso poderia soar como algo sobrenatural ou até como uma falha de conexão com a internet. Mas não era nada disso. Na prática, bastava dar play no videoclipe de Rhythm Nation para que certos modelos de notebooks travassem na hora. E mais: a canção não afetava apenas o computador que estava reproduzindo o vídeo, outros laptops próximos, que usavam o mesmo tipo de HD, também congelavam.

Por que isso acontecia?

Mas afinal, por que uma música conseguia ter esse efeito sobre laptops? Acontece que a música de Janet Jackson continha uma frequência ressonante natural que coincidia com a vibração dos discos rígidos de 5.400 RPM usados nesses notebooks. Esse tipo de HD gira a 5.400 rotações por minuto e era bastante comum na época. O problema é que, quando uma frequência sonora externa coincide com a frequência natural de um objeto, pode ocorrer uma ressonância, no caso, o disco rígido vibrava de forma descontrolada e parava de funcionar. 

Entenda como o problema foi resolvido

Para evitar que os notebooks travassem ao tocar a música, a fabricante precisou desenvolver um filtro personalizado no pipeline de áudio. Esse filtro detectava e removia as frequências responsáveis pelo bug durante a reprodução de áudio, impedindo que o HD fosse afetado.

Com o tempo, esse tipo de disco rígido deixou de ser utilizado, e a falha deixou de representar riscos. Em 2022, o caso foi até registrado oficialmente como a vulnerabilidade CVE-2022-38392, mas hoje, felizmente, não há motivo para preocupação. Você pode dar play em Rhythm Nation tranquilamente, sem medo de ver seu notebook congelar. A seguir, confira o clipe da cantora Janet Jackson:

Inicio