Android Auto 16 chegou: é um novo começo rumo à tão aguardada renovação visual

  • Lançamento da versão 16 traz tão esperada reformulação do reprodutor de mídia

  • É o primeiro passo visível em direção a widgets interativos e à abertura para aplicativos de terceiros

Imagem | Xataka Móvil
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

1273 publicaciones de PH Mota

A espera acabou. O Google começou a liberar a versão estável do Android Auto 16.0 e, desta vez, não se trata de uma pequena atualização com correções de bugs. Após meses em fase beta desde sua apresentação no Google I/O 2025, a versão ativa a mais profunda reformulação da interface multimídia.

Se ao entrar no seu carro você notar que os botões do Spotify ou do YouTube Music mudaram de lugar, não se preocupe: é o novo padrão herdado do design Material 3 Expressive chegando ao painel.

Veja aparência do player no Android Auto 16 (Capturas de tela do 9to5Google) Veja aparência do player no Android Auto 16 (Capturas de tela do 9to5Google)

Mudança visual

A primeira coisa que a atualização traz é uma melhor ergonomia na tela do sistema multimídia do carro: o botão de reprodução e pausa foi movido para o canto inferior esquerdo, ficando mais acessível ao motorista.

Os controles de troca de faixa e as opções avançadas agora estão agrupados no lado direito, o que libera um pouco de espaço na parte superior. Além disso, esteticamente ficou mais bonito: o fundo da interface de reprodução adapta dinamicamente suas cores à capa do álbum que está sendo reproduzido.

Botões que mudam

Além da renovação estética, a funcionalidade parece ganhar em inteligência. A nova interface permite que cada aplicativo exiba controles personalizados em cantos livres. Por exemplo, o Spotify agora integra um botão para iniciar playlists no canto superior direito e atalhos para favoritos abaixo.

Outros, como o Pocket Casts, usam esse espaço para controles de velocidade de reprodução. Em outras palavras, o Android Auto agora se adapta ao que o usuário precisa de cada serviço, embora isso dependa dos desenvolvedores adaptarem seus aplicativos a esse comportamento.

De onde viemos e para onde vamos

O Android Auto 16.0 consolida o caminho iniciado com a integração do Gemini na versão 15.8. Mas isso é apenas o começo: o Google já está preparando a chegada de widgets interativos que permitirão fixar relógios ou informações meteorológicas diretamente na tela inicial.

Além disso, a promessa de um ecossistema mais aberto permanece: a chegada iminente de navegadores da web e reprodutores de vídeo (apenas com o carro estacionado) é esperada para usuários que possuem o Android 16 em seus smartphones.

Como atualizar

A atualização está sendo distribuída gradualmente pela Google Play Store. No entanto, como costuma acontecer com as atualizações do Google, ter a versão instalada não garante que você verá as mudanças visuais: a ativação do design é feita pelo servidor.

Se você estiver com pressa e quiser atualizar agora, pode forçar a instalação baixando o APK seguro de repositórios como o APKMirror. Claro, a recomendação geral é esperar que seu telefone receba a atualização pela Play Store. E lembre-se: se o seu carro não for compatível com o modo sem fio do Android Auto, você pode usar adaptadores externos para aproveitar esses novos recursos sem fios.

Inicio