A Geração Alpha, nascida entre 2010 e 2020, é conhecida por ser a mais conectada de todas. A maioria dessas crianças praticamente nasceu com um tablet nas mãos. Felizmente, nem todas, mas é verdade: a tecnologia está onipresente no dia a dia delas, seja em smartphones, TVs, tablets, consoles, etc.
Embora estudos científicos sejam bastante pessimistas sobre essa superexposição desde muito cedo e falem de um declínio geral nos padrões educacionais, alguns jovens da geração alfa, ao contrário, conseguem tirar o máximo proveito disso.
Longe de simplesmente consumir conteúdo, a Geração Alpha adotou a internet como fonte de renda . Plataformas como YouTube, TikTok e Twitch se tornaram playgrounds onde esses jovens conseguem atrair um público amplo. Produzindo vídeos de jogos, tutoriais de todos os tipos ou desafios divertidos, eles cativam milhares, até milhões de espectadores. O que antes era um simples hobby evoluiu para um negócio de verdade. Os sistemas de monetização das plataformas permitem que esses jovens criadores obtenham renda por meio de publicidade, assinaturas e doações.
Só nos Estados Unidos, 47,1% dos jovens da Geração Alfa já ganharam dinheiro online, conforme revelado pela Fast Company. Esse número aumentou 15% em apenas um ano. Embora a renda média seja de US$ 13,92 por hora de trabalho, mais do que o salário mínimo, alguns conseguem ganhar cerca de € 35.000 por ano, bem antes de atingirem a idade adulta.
Comércio Online e Empreendedorismo Inicial
No entanto, streaming e produção de conteúdo não são as únicas maneiras pelas quais a Geração Alfa pode ganhar dinheiro online. Apenas 10,5% desses jovens ganham dinheiro com produção de conteúdo e 14,1% com streaming de videogames.
O comércio online é outra via que esses jovens estão explorando. Por meio de plataformas como Etsy e Depop, alguns adolescentes vendem produtos que vão de roupas vintage a criações artesanais, muitas vezes com um senso de marketing bastante surpreendente. As mídias sociais não são mais apenas um lugar para compartilhamento social, mas uma verdadeira vitrine onde esses jovens empreendedores promovem seus produtos e alcançam clientes em potencial muito além de sua vizinhança.
20% dos jovens entrevistados ganham dinheiro revendendo roupas , tornando-a a atividade mais popular entre a Geração Alfa. Mas não se trata apenas de ganhar dinheiro. Enquanto isso, a Geração Alfa também se interessa por criptomoedas e já investe nelas. Outros investem na bolsa de valores.
Em última análise, os jovens da Geração Alfa dedicam cerca de 20% do seu tempo de tela a atividades geradoras de renda , o que já permitiu que muitos deles adquirissem uma certa independência financeira, sem a ajuda dos pais.
Ver 0 Comentários