É uma daquelas coisas que passam completamente despercebidas porque simplesmente sempre as vemos assim. Sim, estamos nos referindo à sacola com redes vermelhas para as laranjas que geralmente é vendida nos supermercados. Você com certeza já a viu na feira também.
De fato, é muito provável que nunca tenha passado pela sua cabeça que existe uma razão estudada para que essa "sacola" tenha essas características ou até mesmo essa cor. No entanto, com a fruta passando por uma crise global e preços recordes, nada é deixado ao acaso.
O estudo
Toda a estrutura por trás dessa aparente e simples rede vermelha para frutas foi destacada em um trabalho publicado na revista i-Perception, um estudo realizado pelo pesquisador Karl Gegenfurtner da Universidade Justus Liebig de Giessen, na Alemanha.
No estudo, é detalhado como a sacola laranja do supermercado utiliza o que é conhecido como a ilusão do confete, ou assimilação de cor, usando os cítricos e as redes nas quais são vendidos.
A cor é fundamental
Como explicam no estudo, uma rede de plástico vermelha ou laranja ao redor da fruta ajuda a dar a impressão de que a casca da laranja é de um tom laranja muito mais intenso, o que faz com que pareça suculenta e atraente para o consumidor. Se a fruta não estiver madura, a rede colorida também diminuirá a importância de seu tom verde e realçará sua cor laranja, fazendo com que pareça mais apetitosa.
Algo muito parecido acontece, por exemplo, com os limões, que muitas vezes são colocados em redes amarelas para realçar sua cor natural. Na verdade, Gegenfurtner explica que, se fossem colocados em redes vermelhas, pareceriam alaranjados e não tão atraentes convencionalmente. O curioso é que tudo isso se entende por meio de uma ilusão de ótica.
A ilusão do confete
Também explicada como uma assimilação de cor, essa ilusão ocorre quando os objetos adquirem a cor de algo que está sobre eles. Em um experimento científico de 2021, foram colocadas linhas coloridas sobre um círculo branco. O que aconteceu? O círculo adquiriu a cor que estava em primeiro plano.
O efeito é, de fato, uma ilusão de ótica onde a percepção das cores é fortemente influenciada pelo contexto ao redor. Nesse caso, uma esfera de cor neutra é colocada dentro de uma grade de linhas de diferentes cores. Quando as linhas de uma cor específica estão em primeiro plano, a cor da esfera parece se misturar com a das linhas.
O experimento
Como relata Gegenfurtner, ele quis provar no campo que a ilusão era verdadeira. Como? O pesquisador detalha que, todos os sábados, compra laranjas para suco em sua frutaria favorita, Helga, no mercado local. "Um dia, não havia nenhuma laranja madura bonita, como era de se esperar durante o verão alemão. Mais tarde, ao passar por um supermercado, parecia que havia uma grande quantidade de laranjas maduras e, claro, comprei um monte delas, convenientemente embaladas em uma rede laranja para levar", detalha.
Quando o homem chegou em casa, tirou as laranjas da rede e o "milagre" aconteceu: "cada laranja, que parecia de um belo tom dentro da rede, se transformou em um tom desbotado de verde!", ele relata. Depois, ele passou a documentar sua afirmação com provas fotográficas, mostrando algumas laranjas enganosas (imagem acima).
Conclusão
Como exposto no estudo publicado, o pesquisador chegou à conclusão de que a assimilação de cores, por si só, tem um efeito muito potente na aparência da cor, transformando, por exemplo, uma laranja com aparência esverdeada em uma de um bonito tom alaranjado. O trabalho lembra que a ilusão do confete se baseia no princípio de que nossos cérebros estão programados para processar a visão periférica e a percepção das cores.
Em outras palavras, nossos cérebros têm o objetivo de nos proporcionar uma experiência fluida e contínua, que possa ser entendida da forma mais eficiente possível, e a parte visual contribui para esse princípio, oferecendo uniformidade. No caso da rede vermelha sobre as laranjas, os cérebros fundem as cores para simplificá-las.
É o mercado, amigo
Claro, isso não é novidade para o comércio. "Não é preciso dizer que os vendedores de frutas perceberam isso há muito tempo. Se olharmos ao redor nos supermercados típicos, é fácil ver que frutas e vegetais (por exemplo, limões, cebolas, abobrinhas ou até mesmo batatas) geralmente estão embalados em redes que são da cor dos exemplares perfeitos", conclui o estudo.
Imagen | Morlawmina, Gegenfurtner/i-Perception/2024
Ver 0 Comentários