A SpaceX abortou o oitavo lançamento da Starship faltando meio minuto para a decolagem. Mesmo sendo um foguete em testes, esse tipo de cancelamento de última hora só aconteceu uma vez.
Uma sequência de dois anos
A última vez que a SpaceX abortou o lançamento de uma Starship carregada com propelentes foi em abril de 2023. Uma válvula congelada no Booster 7 frustrou a primeira tentativa de lançamento do foguete.
Quase dois anos se passaram e agora tanto o Booster 15 quanto o Starship 34 apresentaram problemas. A empresa interrompeu a contagem regressiva para a decolagem do Voo 8 enquanto verificava os dois estágios do foguete. Por um instante, o relógio voltou a funcionar e parecia que a SpaceX havia resolvido todos os contratempos, mas segundos depois acabou abortando o processo.
"Muitas incógnitas."
Como de costume, Elon Musk foi o primeiro a oferecer detalhes sobre o que estava acontecendo nos bastidores. "Muitas interrogações em torno deste voo", escreveu ele. "Estávamos 20 bar abaixo do nível de pressão necessário."
Musk mencionou a "pressão inicial de rotação no solo", que é a pressão necessária no gás injetado nos motores para que a turbina das turbobombas gire rápido o suficiente para gerar uma combustão completa e entrar em ignição.
Próxima tentativa
"A equipe da Starship está determinando a próxima melhor oportunidade disponível para voar", publicou a SpaceX após o lançamento interrompido. Ambos os estágios do foguete precisarão ser desmontados e examinados, disse Musk, então a empresa levará de um a dois dias para tentar um novo lançamento. Em 2023, a empresa levou 48 horas para ter suas instalações prontas para uma segunda tentativa.
A Starship decola com 4,9 mil toneladas de propelentes. Normalmente, é realizado um teste de contagem regressiva que consiste em carregar o foguete com metano e oxigênio líquido, preparando-o para a decolagem, mas sem decolar. Esta foi a primeira vez que a SpaceX pulou este teste, conhecido como ensaio geral (WDR), o que pode estar relacionado aos problemas encontrados de última hora, que talvez pudessem ter sido corrigidos com o WDR.
Primeira Starship da Flórida em 2025
Embora não tenha havido lançamento, a SpaceX teve tempo de anunciar uma nova fábrica da Starship no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O Gigabay terá 24 áreas de trabalho e guindastes 400 toneladas maiores que a Starbase. A previsão é de que esteja operacional em 2026.
Durante a construção desta nova instalação, a SpaceX transportará naves estelares do Texas para a Flórida. A previsão é de que o primeiro lançamento do foguete parta de Cabo Canaveral em 2025, desde que o governo autorize a operação após uma análise ambiental.
Imagem | SpaceX
Ver 0 Comentários