A SpaceX não cancelava abruptamente um lançamento da Starship há quase dois anos; até agora

Como de costume, Elon Musk foi o primeiro a oferecer detalhes do que estava acontecendo nos bastidores

Imagem | SpaceX
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

A SpaceX abortou o oitavo lançamento da Starship faltando meio minuto para a decolagem. Mesmo sendo um foguete em testes, esse tipo de cancelamento de última hora só aconteceu uma vez.

Uma sequência de dois anos

A última vez que a SpaceX abortou o lançamento de uma Starship carregada com propelentes foi em abril de 2023. Uma válvula congelada no Booster 7 frustrou a primeira tentativa de lançamento do foguete.

Quase dois anos se passaram e agora tanto o Booster 15 quanto o Starship 34 apresentaram problemas. A empresa interrompeu a contagem regressiva para a decolagem do Voo 8 enquanto verificava os dois estágios do foguete. Por um instante, o relógio voltou a funcionar e parecia que a SpaceX havia resolvido todos os contratempos, mas segundos depois acabou abortando o processo.

"Muitas incógnitas."

Como de costume, Elon Musk foi o primeiro a oferecer detalhes sobre o que estava acontecendo nos bastidores. "Muitas interrogações em torno deste voo", escreveu ele. "Estávamos 20 bar abaixo do nível de pressão necessário."

Musk mencionou a "pressão inicial de rotação no solo", que é a pressão necessária no gás injetado nos motores para que a turbina das turbobombas gire rápido o suficiente para gerar uma combustão completa e entrar em ignição.

Próxima tentativa

"A equipe da Starship está determinando a próxima melhor oportunidade disponível para voar", publicou a SpaceX após o lançamento interrompido. Ambos os estágios do foguete precisarão ser desmontados e examinados, disse Musk, então a empresa levará de um a dois dias para tentar um novo lançamento. Em 2023, a empresa levou 48 horas para ter suas instalações prontas para uma segunda tentativa.

A Starship decola com 4,9 mil toneladas de propelentes. Normalmente, é realizado um teste de contagem regressiva que consiste em carregar o foguete com metano e oxigênio líquido, preparando-o para a decolagem, mas sem decolar. Esta foi a primeira vez que a SpaceX pulou este teste, conhecido como ensaio geral (WDR), o que pode estar relacionado aos problemas encontrados de última hora, que talvez pudessem ter sido corrigidos com o WDR.

Primeira Starship da Flórida em 2025

Embora não tenha havido lançamento, a SpaceX teve tempo de anunciar uma nova fábrica da Starship no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O Gigabay terá 24 áreas de trabalho e guindastes 400 toneladas maiores que a Starbase. A previsão é de que esteja operacional em 2026.

Durante a construção desta nova instalação, a SpaceX transportará naves estelares do Texas para a Flórida. A previsão é de que o primeiro lançamento do foguete parta de Cabo Canaveral em 2025, desde que o governo autorize a operação após uma análise ambiental.

Imagem | SpaceX

Inicio