Gemini acessa suas mensagens sem autorização: como impedir que ele faça isso

Entenda o que isso significa e como proteger seus dados

celular com tela aberta no whatsapp
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

16 publicaciones de Laura Vieira

O whatsapp é um aplicativo de mensagens gratuito extremamente popular e muito utilizado em vários países do mundo. Ele permite a troca de mensagens de texto, áudio e vídeo, além do compartilhamento de arquivos como fotos e documentos. Ou seja, ele armazena um volume gigantesco de informações pessoais dos usuários. Para proteger esses dados, a plataforma utiliza criptografia de ponta a ponta que permite apenas que o remetente e o destinatário tenham acesso ao conteúdo. Essa tecnologia impede que terceiros, incluindo o WhatsApp e a Meta, tenham acesso ao conteúdo das mensagens.

No entanto, desde do dia 7 de julho, o Google deixou os usuários do Android preocupados ao notificar que a Gemini, um modelo de inteligência artificial do próprio Google, terá acesso ao aplicativo, mesmo que a função de rastreamento de atividade dos aplicativos Gemini esteja desativada.

A atualização do Gemini representa uma invasão de privacidade dos usuários do Whatsapp?

Já imaginou ter seus dados do Whatsapp “invadidos” por uma ferramenta de inteligência artificial? É mais ou menos isso que o Google deixou “avisado” em um email bem confuso enviado aos usuários da plataforma no início da semana. No corpo do texto, basicamente estava escrito:

“Em breve, o Gemini poderá ajudá-lo a utilizar o Telefone, as Mensagens, o WhatsApp e os Utilitários no seu telefone, quer a Atividade das aplicações Gemini esteja ligada ou desligada”.

Essa mudança, contudo, foi realizada sem o consentimento dos usuários e não deixa claro exatamente o que essa atualização significa. Como consequência, quem tem um celular com o sistema operacional Android e Whatsapp instalado, passou a ficar preocupado com a própria privacidade.

Antes desse email ser enviado, funcionava assim: quem tinha a Atividade das Gemini Apps desativado no celular, teria o acesso da Google limitado para integrações de IA mais profundas no telefone. Ou seja, o Gemini não conseguia acessar a plataforma e executar tarefas, como fazer chamadas e enviar mensagens. Agora, contudo, o que o email deixa a entender é que o Gemini vai poder acessar as informações do Whatsapp, quer essa funcionalidade esteja ativada ou não.

“Lavagem de privacidade’: entenda o que significa esse termo e qual a relação com a Gemini

A pergunta que não quer calar é: por que o Google quer implementar essa medida de uma hora para outra e sem o consentimento dos usuários? Acontece que essa prática de atualizar discretamente os termos de atualização pode gerar lucro e benefícios para a própria empresa. E essa tática não é algo exclusivo do Google: isso já aconteceu anteriormente, quando a Meta introduziu a sua própria inteligência artificial no Whatsapp sem pedir o consentimento dos usuários.

A atualização sutil e ao mesmo tempo invasiva do Gemini é uma estratégia utilizada por grandes empresas para bombardear com anúncios direcionados, para treinar inteligência artificial e lucrar com os dados dos usuários. Essa prática é chamada de “lavagem de privacidade”, uma estratégia de marketing utilizada por grandes empresas que aparentam se preocupar com a privacidade, mas na verdade, não protegem verdadeiramente os dados dos usuários nem respeitam a privacidade dos utilizadores como dizem.

Isso porque tais empresas querem lucrar com o modelo de negócio baseado em anúncios, então rastreiam e recolhem o máximo possível de dados para vender a empresas de publicidade que vão direcionar anúncios de acordo com o perfil do usuário.

Veja como desativar o Gemini no Android e proteger sua privacidade

Agora que você já entendeu qual a problemática por trás dessa prática do Gemini, é hora de descobrir como proteger seus dados. Afinal, o email enviado pelo Google não fornece nenhum passo sobre como desativar a funcionalidade, nem pediu aos utilizadores que optassem por participar. Veja como desativar o Gemini no Android e impedir que ele tenha acesso ao Whatsapp, contatos e telefone:

  1. Abra o app Gemini;
  2. Toque no seu perfil;
  3. Vá em apps;
  4. Desative todas as conexões com outros aplicativos (como Whatsapp, Contatos, Telefone);

Depois, acesse novamente o perfil:

  1. Desative a “Atividade das aplicações Gemini”;

Por último, para bloquear totalmente o Gemini, siga esse passo a passo:

  1. Vá em configurações do Android;
  2. Aplicativos;
  3. Clique em Gemini e toque em desativar;

Esses passos são essenciais para proteger os dados do Android.

Inicio