Parece uma ferramenta para converter arquivos DOC para PDF, mas a realidade é diferente; até o FBI lançou um alerta de segurança

Cibercriminosos estão usando ferramentas gratuitas para ocultar malware e infectar os computadores de suas vítimas

Imagem | Microsoft Designer Image Creator
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Uma das técnicas mais utilizadas por cibercriminosos para distribuir malware é o uso de aplicativos fraudulentos: os usuários pensam que estão usando uma ferramenta comum, mas a realidade é que seus dispositivos acabam infectados.

Se você está acostumado a usar ferramentas para converter arquivos de um formato para outro (por exemplo, para converter um documento do formato DOC para PDF), é importante tomar precauções extremas. Isso ocorre porque o FBI detectou que há cada vez mais cibercriminosos usando esse tipo de ferramenta para instalar malware nos computadores de suas vítimas.

O FBI não especifica o nome das ferramentas usadas para distribuir malware, mas afirma que se trata de ferramentas online que podemos usar gratuitamente e que nos permitem converter arquivos para outros formatos ou combinar vários arquivos em um (por exemplo, juntar várias imagens do formato JPG em um PDF). Casos também foram detectados em ferramentas para baixar arquivos MP3 ou MP4.

As ferramentas cumprem o que prometem, mas os arquivos que baixamos contêm malware que abre as portas dos nossos dispositivos. Além disso, as ferramentas podem analisar os arquivos que carregamos e extrair informações pessoais (como números de seguridade social, datas de nascimento e número de telefone), dados bancários, endereços de e-mail e senhas, além de informações relacionadas a criptomoedas.

O FBI afirma que já foram detectados casos de ransomware, um tipo de malware capaz de criptografar o conteúdo de computadores infectados para impedir que seu proprietário o utilize e acesse seus arquivos. O objetivo dos criminosos é que a vítima pague um resgate para recuperar o acesso ao seu computador e que tudo volte ao normal, algo que os especialistas recomendam não fazer em hipótese alguma.

Para evitar ser vítima desse tipo de fraude, o FBI recomenda pensar bem antes de usar esse tipo de ferramenta e não agir por impulso, pois podemos acabar sendo vítimas de fraude. Em geral, é importante desconfiar de qualquer aplicativo ou ferramenta online que pareça suspeita e nos limitar a usar ferramentas confiáveis ​​que transmitam confiança. O FBI também recomenda manter seu antivírus atualizado e verificar todos os arquivos recebidos antes de abri-los.

Imagem da capa | Microsoft Designer Image Creator

Inicio