Tendências do dia

Papel filme e papel alumínio ficaram obsoletos: essa invenção protege e indica se os alimentos estão em boas condições

Ainda é um projeto em fase de pesquisa, mas abre um novo mundo de possibilidades.

Papel Aluminio E Papel Filme Ja Podem Ser Substituidos Por Essa Invencao
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

Se há um elemento que revolucionou a maneira como armazenamos alimentos em casa, foi o plástico filme transparente, uma invenção que, junto com o papel alumínio, nos permite envolver os alimentos, mantendo sua frescura e prolongando sua conservação.

No entanto, esses materiais têm a desvantagem de servir apenas para isso. Ou seja, protegem os alimentos do exterior, da oxidação pelo ar e dos microrganismos, mas não sabemos exatamente o que acontece dentro dos alimentos depois de serem embalados.

Uma embalagem que te avisa se o alimento está estragado

Pelicula Diz Se Alimento Esta Estragado

Essa é justamente a missão de uma nova película protetora experimental que está sendo desenvolvida pela Universidade Tecnológica Nanyang, em Singapura, por uma equipe liderada pelo professor William Chen.

A ideia basicamente consistiu em utilizar sementes de abacate, que não tinham outro uso, e extrair delas três compostos naturais: catequina, ácido clorogênico é um pigmento conhecido como perseorangina.

As duas primeiras substâncias eliminam bactérias prejudiciais, como Staphylococcus aureus e Escherichia coli, ao danificar as membranas celulares dos micróbios. Já a perseorangina muda de cor em resposta às alterações nos níveis de pH. Esses níveis aumentam à medida que as bactérias produzem compostos de nitrogênio ao se alimentarem de alimentos ricos em proteínas, como carne ou peixe.

Comida Fresca Vs Comida Estragada

Embora as sementes de abacate fornecem os ingredientes ativos da película, a maior parte do material é composta por amido extraído de sementes descartadas de durião e jaca. E o que essa película protetora traz de diferente em relação ao que já existe?

Testes em laboratórios

Os alimentos, como camarões crus, foram colocados junto com pedaços da película. À medida que os camarões começavam a se deteriorar, o material mudava de cor, passando de amarelo para marrom, até dois dias antes que os camarões apresentassem alterações visíveis de cor ou odor.

Segundo os responsáveis pela invenção, eles conseguiram desenvolver uma nova embalagem de alimentos que promete "ter um impacto profundo na redução do desperdício de alimentos".

Por um lado, ela reduz a proliferação de alguns microrganismos que deterioram os alimentos, mas, principalmente, alerta visualmente quando os alimentos começam a se estragar, antes mesmo que apresentem mudanças de aparência ou odor, permitindo que sejam consumidos a tempo.

Mais informações | Universidad Tecnológica de Nanyang

Imagem da capa |  Albal em Amazon

Inicio