Tendências do dia

Perfil pessoal no X do Papa Leão XIV viraliza com críticas a Trump e JD Vance

Robert Prevost critica Trump no X
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

A escolha do novo Papa tem sido assunto nas redes sociais desde a morte do Papa Francisco. Tem conteúdo para todos os gostos: de análises políticas, a memes passando por palpites e apostas. E parece que o Papa Leão XIV entenderia a empolgação: seu perfil do X foi encontrado e tem muitos posts, mostrando que ele era bastante ativo nas redes sociais.

Anteriormente conhecido como Robert Prevost, o papa é nascido nos Estados Unidos, mas teve grande parte da carreira religiosa no Peru. Ele era um dos estadounidenses candidatos a papa. Timothy Dola, cardeal de Nova Iorque, era o mais próximo de Donald Trump e seguia uma linha mais conservadora. Já Prevost é mais alinhado com o reformismo do Papa Francisco.

Pedidos de oração e críticas

Uma das últimas mensagens repostadas pelo novo Papa foi uma crítica à JD Vance, vice-presidente dos Estados Unidos. Vance é um católico conservador de Ohio e tinha se encontrado com o Papa Francisco pouco antes de ele falecer. A crítica de Papa Leão XIV era sobre uma fala do vice-presidente que dizia que os católicos deveriam classificar seu amor pelos outros. Robert republicou um post de outro usuário dizendo que Jesus não pedia que se medisse o amor pelos outros. Anteriormente, os posts do novo Papa pediam orações pela saúde do Papa Francisco. 

Descontentamento dos Republicanos

Quando foi anunciado que um estadounidense seria o novo chefe da Igreja Católica, Trump e outros políticos conservadores comemoraram. Afinal, o outro candidato dos Estados Unidos, o cardeal de Nova Iorque Timothy Dolan, também era da ala mais à direita. Com o anúncio de Robert Prevost, os ânimos foram mudando conforme se conhecia melhor o papa. 

A jornalista Laura Loomer, defensora de Trump, afirmou em seu perfil na rede X que Leão XIV é "crítico ferrenho do presidente Donald Trump, particularmente pela sua posição contra a imigração ilegal". Steve Banon, responsável pela articulação política no primeiro mandato de Trump, disse que Leão XIV foi a pior escolha para os católicos que apoiam o Maga.

Mais peruano que estadounidense

Além dos posts nas redes sociais, Prevost fez sua carreira eclesiástica no Peru. Ele chegou em Trujilio em 1985 para atuar como missionário nas regiões pobres até 1986. Voltou para os Estados Unidos, onde atuou como pároco para vocações e diretor de missões da Província Agostiniana de Chicago. Em 1988, retorna ao Peru e fica mais 10 anos em Trujillo. Sua última volta aos Estados Unidos, se dá em 1999, e fica em Chicago até 2014, quando o Papa Francisco o ordena como administrador apostólico da Diocese de Chiclayo e é promovido a bispo de Chiclayo em 2015. Em 2023, o papa o eleva a Cardeal. Seu amor pelo Peru foi tão grande que ele recebeu a dupla cidadania em 2015. 

 

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/quem-e-robert-francis-prevost-novo-papa/
Copyright © 2025, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/quem-e-robert-francis-prevost-novo-papa/
Copyright © 2025, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados. 

Inicio