Criaram um simulador para você ver se a elevação do nível do mar vai chegar até sua casa ou não

Aumento do nível do mar pode ser devastadora para muitas partes do nosso país

Imagem | Chris Gallagher
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

981 publicaciones de PH Mota

As mudanças climáticas têm uma consequência que é, sem dúvida, muito temida por todos: a elevação do nível do mar. Longe de ser uma ameaça distante, seus efeitos já são sentidos em todo o mundo e as projeções futuras nos obrigam a nos preparar para um cenário em que nossas costas serão alteradas, chegando a precisar de simulações para descobrir quais edifícios ficarão submersos no leito marinho.

Para entender a magnitude desse desafio e visualizar com precisão quais áreas serão submersas, existem ferramentas como o 'Sea Level Rise Viewer', um mapa 3D que nos permite vislumbrar um futuro incerto. Um mapa criado pelo desenvolvedor Akihiko Kusanagi, que consiste em uma simulação interativa bem diferente dos mapas 2D tradicionais, oferecendo uma experiência fotorrealista e, acima de tudo, alarmante.

O resultado é excelente, alcançado com o uso dos poderosos mosaicos 3D fotorrealistas do Google Maps e tecnologias de renderização como deck.gl e three.js. Isso permite que qualquer usuário testemunhe diretamente as consequências das mudanças climáticas. Além disso, o código é totalmente aberto, pois está publicado no GitHub.

Como funciona

A genialidade do 'Sea Level Rise 3D Map' reside em sua simplicidade. Ao acessar o site, encontramos um mapa 3D do mundo acompanhado de uma interface minimalista que se concentra em dois elementos principais:

  • Nível do mar: neste caso, é possível visualizar como a geografia costeira mudará com a elevação do nível do mar metro a metro. A cada aumento, uma camada de água azul subirá para cobrir toda a terra, inundando primeiro as áreas portuárias e praias e depois os centros urbanos. E deve-se levar em conta que para cada centímetro que o nível do mar sobe, a linha costeira recua 100 cm.
  • Hora do dia: um segundo controle na parte inferior permite alterar a hora, ajustando a iluminação e as sombras para um efeito ainda mais realista.

Simulação da costa de Motril (Granada) mostrando o impacto de uma elevação de 58 metros no nível do mar Simulação da costa de Motril (Granada) mostrando o impacto de uma elevação de 58 metros no nível do mar

Mas o melhor de tudo é o mecanismo de busca localizado no topo do mapa, que nos permite ir a qualquer cidade do mundo com cobertura 3D do Google e ver ruas, monumentos ou bairros emblemáticos que podem acabar submersos. Da Estátua da Liberdade em Nova York à Sagrada Família em Barcelona ou ao Big Ben em Londres, a ferramenta oferece uma perspectiva única e personalizada sobre uma crise global.

A ciência por trás disso

Embora a ferramenta seja uma demonstração visual e não um modelo preditivo com a precisão de estudos científicos, ela dá um rosto e volume aos dados sobre os quais a comunidade científica vem alertando há anos por meio de artigos e conferências.

Deve-se ter em mente que a elevação do nível do mar é causada por dois fatores principais. O primeiro deles é a dilatação térmica, já que os oceanos absorveram mais de 90% do calor extra gerado pelas emissões humanas, fazendo com que a água se expanda muito mais, o que acaba causando o recuo da linha costeira.

Isso se soma ao derretimento das calotas polares da Groenlândia e da Antártida, bem como das geleiras de montanha, que despejam bilhões de toneladas de água nos oceanos todos os anos.

Mesmo que começássemos a agir agora, de acordo com o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), mesmo que o aquecimento global fosse limitado a 1,5°C, o nível do mar inevitavelmente continuaria a subir. As projeções para 2100 variam de cerca de 43 cm no cenário mais otimista a mais de 84 cm no cenário mais pessimista.

Com esta ferramenta, o que apenas dois ou três metros de elevação representam nos dá uma ideia da magnitude do desafio a longo prazo de conscientizar as pessoas sobre os limites que podemos alcançar e o que deixaremos para nossos descendentes.

Projetos como o "Mapa 3D da Elevação do Nível do Mar" são mais necessários do que nunca. Ao transformar dados abstratos em uma experiência visual e pessoal, eles alcançam algo que os relatórios científicos muitas vezes não conseguem: gerar um impacto emocional e um senso de urgência na sociedade.

Imagens | Chris Gallagher

Inicio