Tibia é um dos títulos MMORPG mais antigos ainda em atividade. O jogo tem uma história rica, com 28 anos de desenvolvimento contínuo, e não há sinais de que será encerrado tão cedo. Michał Mańka, do Find Your Next Game, visitou o estúdio da CipSoft em maio para conversar sobre o jogo com seu criador, Stephan Vogler. A entrevista completa pode ser assistida no YouTube, em inglês.
A rica história do Tibia
O desenvolvedor menciona, entre outros pontos, como surgiu a ideia de criar o Tibia. O grupo estava muito interessado na possibilidade de jogar online com outras pessoas e, na época, também jogavam títulos da série Ultima, uma grande inspiração para a equipe.
Pensamos: "Não seria legal se existisse um jogo que se parecesse com Ultima, mas que pudesse ser jogado com pessoas do mundo todo?" Essa era a nossa visão, então meus amigos e eu decidimos que alguém precisava fazer isso.
Durante a conversa, também surgiram muitos fatos interessantes. Vogler conta, por exemplo, sobre o primeiro jogador que se conectou ao Tibia. Naquela época, os desenvolvedores ainda moravam com os pais, e muitos estavam hospedados na casa de Vogler.
Meu irmão gritou de repente: "Ei, tem alguém no seu jogo!", e todos corremos para o computador e conversamos com ele. Foi emocionante para nós. Nosso primeiro jogador.
Outro tema abordado foi a famosa "Porta de Banuta", que por muitos anos atiçou a imaginação dos jogadores, já que exigia o nível 999 para ser aberta. Isso não é novidade, mas na época em que os criadores a projetaram, não esperavam que alguém alcançasse um nível tão alto – por isso, durante muito tempo, não havia nada atrás daquela porta.
Vogler também compartilhou momentos da história do Tibia que considera entre os mais importantes. Ele mencionou, por exemplo, a introdução do sistema de classes. Essa foi parte de uma grande atualização que fez o jogo "parecer um jogo de verdade pela primeira vez".
Todo o material contém muitas outras histórias interessantes – como, por exemplo, por que uma nova classe só apareceu no Tibia 28 anos após o seu lançamento.
Imagem | CipSoft
Ver 0 Comentários