Tendências do dia

Criador do Tibia ainda se lembra do seu primeiro jogador. "Todos corremos para o computador"

  • Entrevista com o criador do Tibia revelou muitos fatos interessantes sobre o MMORPG veterano

  • Stephan Vogler relembra o momento em que o primeiro jogador se conectou ao jogo

Imagem | CipSoft
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

852 publicaciones de PH Mota

Tibia é um dos títulos MMORPG mais antigos ainda em atividade. O jogo tem uma história rica, com 28 anos de desenvolvimento contínuo, e não há sinais de que será encerrado tão cedo. Michał Mańka, do Find Your Next Game, visitou o estúdio da CipSoft em maio para conversar sobre o jogo com seu criador, Stephan Vogler. A entrevista completa pode ser assistida no YouTube, em inglês.

A rica história do Tibia

O desenvolvedor menciona, entre outros pontos, como surgiu a ideia de criar o Tibia. O grupo estava muito interessado na possibilidade de jogar online com outras pessoas e, na época, também jogavam títulos da série Ultima, uma grande inspiração para a equipe.

Pensamos: "Não seria legal se existisse um jogo que se parecesse com Ultima, mas que pudesse ser jogado com pessoas do mundo todo?" Essa era a nossa visão, então meus amigos e eu decidimos que alguém precisava fazer isso.

Durante a conversa, também surgiram muitos fatos interessantes. Vogler conta, por exemplo, sobre o primeiro jogador que se conectou ao Tibia. Naquela época, os desenvolvedores ainda moravam com os pais, e muitos estavam hospedados na casa de Vogler.

Meu irmão gritou de repente: "Ei, tem alguém no seu jogo!", e todos corremos para o computador e conversamos com ele. Foi emocionante para nós. Nosso primeiro jogador.

Outro tema abordado foi a famosa "Porta de Banuta", que por muitos anos atiçou a imaginação dos jogadores, já que exigia o nível 999 para ser aberta. Isso não é novidade, mas na época em que os criadores a projetaram, não esperavam que alguém alcançasse um nível tão alto – por isso, durante muito tempo, não havia nada atrás daquela porta.

Vogler também compartilhou momentos da história do Tibia que considera entre os mais importantes. Ele mencionou, por exemplo, a introdução do sistema de classes. Essa foi parte de uma grande atualização que fez o jogo "parecer um jogo de verdade pela primeira vez".

Todo o material contém muitas outras histórias interessantes – como, por exemplo, por que uma nova classe só apareceu no Tibia 28 anos após o seu lançamento.

Imagem | CipSoft

Inicio