Certo dia, 1.500 trabalhadores chineses se coordenaram para adicionar uma nova linha ferroviária de alta velocidade; levaram nove horas para concluir o trabalho

Os operários da construção civil foram divididos em sete equipes, auxiliados por 23 escavadeiras e sete trens de transporte

Certo dia, 1.500 trabalhadores chineses se coordenaram para adicionar uma nova linha ferroviária de alta velocidade. Levaram nove horas para concluir o trabalho.
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

De todos os megaprojetos de construção realizados na China, e daqueles atualmente em andamento — como este impressionante projeto de engenharia hidráulica — este pode muito bem ser um dos mais espetaculares.

Em 2018, o governo regional de Longyan, no sudeste da China, decidiu que era hora de modernizar uma estação ferroviária: eles queriam construir um trecho de trilhos para conectar três linhas ferroviárias existentes a uma nova linha de alta velocidade entre Longyan e Nanping. A obra foi concluída em nove horas.

O projeto reduziu o tempo de viagem entre as duas cidades de sete horas para 90 minutos

Naquele dia, 1.500 trabalhadores se coordenaram quase roboticamente para realizar uma grande reforma nos trilhos da estação ferroviária de Longyan. O trabalho começou às 18h30, horário local, na sexta-feira, 19 de janeiro, e terminou às 3h30 da manhã do dia seguinte, segundo a mídia chinesa.

Para alcançar esse objetivo, os operários da construção civil foram divididos em sete equipes, auxiliadas por 23 escavadeiras e sete trens de transporte, permitindo que diferentes unidades trabalhassem em tarefas especializadas simultaneamente e quase em uníssono. Enquanto um grupo instalava equipamentos de monitoramento e semáforos, outro pavimentava o terreno com asfalto e concreto.

Este projeto reduziu o tempo de viagem entre as duas cidades de sete horas para apenas 90 minutos. A linha foi projetada para transportar trens viajando a velocidades de até 200 km/h e, embora a obra em si tenha durado nove horas, os estudos preliminares para avaliar o terreno levaram vários meses, como previsto.

O país asiático é famoso pelas altas velocidades que seus trens atingem, como é o caso dos confiáveis ​​trens japoneses. De fato, neste verão, um veículo de teste de 1,1 tonelada foi testado na China, acelerando de 0 a 650 km/h em apenas sete segundos e percorrendo apenas 600 metros.

E tudo graças à levitação magnética e à sua avançada infraestrutura ferroviária: em apenas 15 anos, a China construiu 47 mil quilômetros de linhas ferroviárias de alta velocidade, com trens atingindo velocidades comerciais de 400 km/h.

Imagem | CCTV

Inicio