Tendências do dia

O iPhone 17 Air promete ser tão fino que poderia ressuscitar um acessório descontinuado

A bateria será o calcanhar de Aquiles do iPhone 17 Air e a solução que a Apple planeja, segundo o The Information, pode significar o fim de sua principal característica

iPhone 17 principais características. Imagem: Maqueta mostrada por Sam Kohl
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

O iPhone mais fino da história tem justamente nessa característica sua grande novidade. Ele ainda não foi apresentado oficialmente, mas já vazou. O lado negativo dessa extrema finura é que ele não terá uma boa autonomia e, como consequência, a Apple precisou buscar soluções.

O curioso é que a empresa está considerando uma solução que é quase como contratar um chef com estrela Michelin para fazer torradas para você. A ideia da Apple é usar um acessório que quebraria completamente a proposta de design ultrafino do iPhone 17 Air.

A volta da Smart Battery Case, a capa com bateria integrada

Que o iPhone 17 Air não tenha a melhor bateria é compreensível. Por questões físicas, é impossível adicionar uma capacidade muito alta quando se busca um design com apenas 5 milímetros de espessura, como é esperado. No entanto, parecia que a Apple tinha encontrado a fórmula para, mesmo assim, oferecer uma boa autonomia.

Por um lado, com o modem C1 desenvolvido pela própria Apple para conectividade 5G, que já no iPhone 16e demonstrou ser mais eficiente em termos de consumo de energia do que os modelos da Qualcomm. Por outro, com uma bateria de alta densidade, que permitiria uma maior capacidade em um espaço mais compacto.

Apenas 60% a 70% dos usuários terão bateria para um dia inteiro

No entanto, algo parece ter dado errado. É possível que a Apple não tenha conseguido produzir uma bateria de alta densidade ou, caso tenha, que ela não seja suficiente para garantir uma boa autonomia.

O fato é que, de acordo com um recente relatório do The Information, a Apple está ciente de que o iPhone 17 Air terá uma autonomia significativamente inferior à de outros modelos e, segundo os testes internos, apenas 60% a 70% dos usuários conseguiriam passar o dia inteiro com uma única carga.

Original

Por conta disso, a Apple estaria planejando ressuscitar um acessório já extinto: a Smart Battery Case. Trata-se de uma capa com bateria integrada, cuja primeira versão foi lançada em 2015 para os iPhone 6 e 6s, enquanto a última chegou ao mercado em 2019 para os iPhone 11.

Com o lançamento do iPhone 12, que já contava com carregamento magnético via MagSafe, a Apple substituiu essa capa por um powerbank que se fixa na parte traseira do aparelho por meio de ímãs. No entanto, o que está sendo especulado para o iPhone 17 Air não é uma powerbank magnética, mas sim uma capa com bateria integrada, literalmente.

Um contrassenso em relação à principal característica do iPhone 17 Air

Original Renderização do iPhone 17 Air, criada por Asherdipps com base em hipóteses.

Comprar um iPhone 17 Air e usar uma capa com bateria é quase como comprar um Fórmula 1 e instalar um limitador de 10 km/h. Até dá pra fazer, mas perde completamente o propósito da compra. E, ainda mais, sabendo que, em termos de especificações, ele não será exatamente o melhor iPhone do ano.

O iPhone 17 Air não será exatamente limitado

As expectativas são de que ele venha com uma tela OLED de 6,5 polegadas com 120 Hz, um chip A19 fabricado em um processo de 3 nanômetros, 8 GB de RAM e uma lente principal de 48 megapixels, capaz de fazer zoom digital que, via software, imite da melhor forma possível o efeito de um zoom óptico. No entanto, terá outros cortes que precisarão ser considerados.

Este modelo não terá lente ultra-angular, algo que estará presente nos outros modelos da linha iPhone 17. Além disso, como já vimos, não contará com uma bateria que ofereça mais de um dia de uso. E, apesar de ser poderoso, seu chip não será o mais avançado da série, título que ficará com o A19 Pro, exclusivo dos iPhone 17 Pro e 17 Pro Max.

Objetivamente, não dá pra dizer que o iPhone 17 Air será um telefone problemático. Pelo menos no papel. No entanto, ele terá que abrir mão de algumas funcionalidades para priorizar seu design ultrafino, e isso se perde completamente quando se usa uma capa. Se essa capa ainda for grossa, como as antigas capas com bateria, aí a contradição fica ainda mais evidente.

De qualquer forma, é importante deixar claro que, por enquanto, nada disso é oficial. O The Information é uma fonte respeitada, com boas conexões na indústria, e foram eles que anteciparam a mudança de estratégia da Apple com os iPhones. No entanto, faltando ainda cinco meses para o lançamento, as coisas podem mudar, e a Apple pode acabar escolhendo outra solução.

O que parece certo é que o iPhone 17 Air será um aparelho para ser valorizado pelo seu design, e não pela sua autonomia.

Inicio