Ao longo dos anos o Google passou por uma série de mudanças de todos os tipos. De novidades para o algoritmo de busca, a opções de pesquisa por imagem, ao Google Lens e até à própria G Suite — uma grande metamorfose completamente normal para qualquer produto que está há muitos anos no mercado, mais ainda para um que é o top of mind do seu setor.
Ainda assim, há mudanças que são mais sutis: visual da marca. Esse tipo de alteração geralmente é oito ou 80 — todo mundo percebe, ou ninguém percebe. Pois bem, o ícone do Google acabou de mudar pela primeira vez em 10 anos e eu diria que poucas pessoas perceberam, porque dessa vez foi bem sutil mesmo.
Tudo começou com uma atualização para o aplicativo do Google para celulares iOS e Pixel na segunda-feira (12). Alguns usuários notaram que o icônico G colorido estava diferente. Ainda traz as mesmas cores, mas em vez de estarem divididas em trechos bem definidos, agora elas estão combinadas, como um gradiente.
A mudança parece colocar a logo do Google mais em linha com o ícone do Gemini, a IA da empresa, que também tem cores em gradiente. Além disso, o novo esquema combina também com o modo IA da barra de busca, que apresenta a mesma combinação de cores misturadas.
A última vez que o ícone G foi alterado foi em setembro de 2015, quando a fonte foi trocada para uma sem serifa. Na ocasião, toda a logo da Google foi alterada, o que não parece ser o caso agora, pois a mudança foi vista apenas no ícone G propriamente dito até então. Veja abaixo o comparativo entre as versões da logo:

Vale ressaltar também que apenas o ícone do aplicativo Google foi alterado. É possível que outros ícones do pacote de produtos também recebam o novo visual em gradiente, como o Drive, Gmail, Maps etc. No momento a mudança é vista apenas no app para iOS, Pixel e celulares Android com o beta da versão 16.18 do aplicativo.
Ver 0 Comentários