Tendências do dia

Alemanha criou um pendrive quase indestrutível que dura quase 200 anos. Mas ele não consegue armazenar quase nenhum arquivo

Criado para fins muito específicos, gadget só consegue armazenar 8 KB

Pendrive
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

No mundo ideal, todos nossos dispositivos eletrônicos durariam anos sem quebrar ou ficarem obsoletos. Quando se trata de armazenar informações por longos períodos, esse desejo vira necessidade, já que um backup perdido pode significar a perda de lembranças importantes também.

Em termos de longevidade, existe agora um dispositivo capaz de armazenar dados por mais de 200 anos. Ele só tem uma (grande) desvantagem: sua capacidade é tão pequena que mal dá para usá-lo. São apenas 8 KB — mal dá para guardar um desenho feito no Paint.

Trata-se do Blaustahl Storage Device, que consegue guardar os dados por todo esse tempo mesmo a temperaturas de 35 °C, ou por até 95 anos se as temperaturas subirem até 55 °C. Essa longevidade é possível graças à sua “memória de acesso aleatório ferroelétrica”, conhecida como FeRAM. Para efeito de comparação, as unidades USB e SSD possuem vida útil variando entre 16 e 20 anos.

Características

Graças à tecnologia que utiliza, o dispositivo oferece características como alta velocidade de gravação, um alto número de ciclos de leitura/gravação e um baixo consumo energético. Com essas especificações, ele supera facilmente a memória flash NAND, que é a memória padrão, capaz de conservar dados mesmo sem estar conectada a uma fonte de energia.

O dispositivo de armazenamento Blaustahl

Outra das vantagens do Blaustahl é sua resistência, com capacidade para suportar 1012 ciclos de leitura/gravação a 85 °C, o que o torna praticamente indestrutível na maioria dos ambientes.

Um uso muito particular

Embora 8 KB possam parecer uma capacidade ridícula para os padrões atuais, o dispositivo tem sim sua utilidade. Ele foi, na verdade, projetado para usos muito específicos, nos quais a longevidade da informação é primordial.

O gadget é utilizado principalmente como uma "cápsula de tempo digital", ideal para o armazenamento seguro de senhas importantes, chaves de criptomoedas, lembretes pessoais ou para o "geocaching", uma atividade que consiste em esconder tesouros em qualquer lugar e depois reencontrá-los seguindo as coordenadas de GPS.

Para maior segurança, o dispositivo conta com seu próprio editor de texto integrado, o qual pode ser acessado por meio de programas como PuTTY e Tera Term, permitindo aos usuários gerenciar a informação sem depender de softwares ou hardwares externos.

Em dados técnicos

Sua engenharia também é singular, pois ele possui um processador Raspberry Pi RP2040 de núcleo duplo Cortex-M0+, que funciona a 133 MHz e inclui 264 KB de SRAM.

Seu firmware utiliza 4 MB de memória flash NOR, que pode ser aumentada no futuro para acompanhar novas capacidades de criptografia que aumentem a segurança.

Dispositivo de armazenamento Blaustahl sem carcaça Dispositivo de armazenamento Blaustahl sem carcaça

Atualmente, o dispositivo pode ser adquirido no mercado por um preço de 29,95 euros (R$ 180), enviado diretamente da Alemanha. Porém, para aqueles que quiserem se aventurar, a empresa disponibilizou todos os arquivos de firmware, esquemas e designs da carcaça no GitHub, onde os usuários podem modificá-los conforme sua preferência.

Este texto foi traduzido e adaptado do site Xataka Espanha

Inicio