Quentin Tarantino pode ser muitas coisas, mas certamente não engana ninguém: nem 'Star Wars' nem 'O Poderoso Chefão' são suas trilogias favoritas. Faz todo o sentido que, assistindo a seus filmes (especialmente 'Django Livre' ou 'Os Oito Odiados', mas também 'Bastardos Inglórios' ou 'Kill Bill'), o diretor tenha a Trilogia dos Dólares, ou Trilogia do Homem Sem Nome, de Sergio Leone em um altar, os três filmes que reformularam completamente o western clássico e o lançaram em um universo de personagens implacáveis e ambientes mortais.
Esta é a trilogia composta por 'Por um Punhado de Dólares', 'Por uns Dólares a Mais' e 'Três Homens em Conflito' (todos no Prime Video). O sucesso internacional de todos eles gerou um imenso mercado em países mediterrâneos como Itália e Espanha, que se propuseram a imitá-los sem nenhum complexo, mas sua influência continua até hoje. Hoje é impossível ver um western que, voluntariamente ou não, não tenha a marca de Sergio Leone em seu DNA.
Tarantino falou sobre a trilogia num episódio do podcast 'Club Random', que ela fez "o que nenhuma outra trilogia foi capaz de fazer. O primeiro filme é ótimo, mas o segundo é tão bom e leva toda a primeira ideia para uma tela tão grande que cancela o primeiro. E então o terceiro faz o mesmo com o segundo, e é isso que nunca acontece. Você verá esse grande salto do primeiro para o segundo, mas eles nunca chegam ao terceiro. Por exemplo, 'Mad Max 2' não é ofuscado por 'Mad Max: Além da Cúpula do Trovão.'"
O curioso é que Leone não concebeu esses três filmes como uma trilogia: Clint Eastwood aparece em todos eles interpretando um personagem semelhante, um Homem Sem Nome vestido com uma capa, mas não está claro se ele é a mesma pessoa em todos eles. Outros atores, como Lee Van Cleef, aparecem em vários ou todos os filmes da trilogia, dando vida a personagens abertamente diferentes. Mas o sucesso de bilheteria dos filmes foi tanto que a United Artist os distribuiu nos Estados Unidos como se fossem parte de uma trilogia, dadas as semelhanças estéticas e de enredo.
Ver 0 Comentários