Para Tarantino, só existe uma trilogia "perfeita". Embora não tenha sido originalmente concebida como tal

Três filmes que fazem todo o sentido juntos, mas que Clint Eastwood e Sergio Leone não conceberam dessa forma

Clint Eastwood, como o Homem Sem Nome
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Quentin Tarantino pode ser muitas coisas, mas certamente não engana ninguém: nem 'Star Wars' nem 'O Poderoso Chefão' são suas trilogias favoritas. Faz todo o sentido que, assistindo a seus filmes (especialmente 'Django Livre' ou 'Os Oito Odiados', mas também 'Bastardos Inglórios' ou 'Kill Bill'), o diretor tenha a Trilogia dos Dólares, ou Trilogia do Homem Sem Nome, de Sergio Leone em um altar, os três filmes que reformularam completamente o western clássico e o lançaram em um universo de personagens implacáveis ​​e ambientes mortais.

Esta é a trilogia composta por 'Por um Punhado de Dólares', 'Por uns Dólares a Mais' e 'Três Homens em Conflito' (todos no Prime Video). O sucesso internacional de todos eles gerou um imenso mercado em países mediterrâneos como Itália e Espanha, que se propuseram a imitá-los sem nenhum complexo, mas sua influência continua até hoje. Hoje é impossível ver um western que, voluntariamente ou não, não tenha a marca de Sergio Leone em seu DNA.

Tarantino falou sobre a trilogia num episódio do podcast 'Club Random', que ela fez "o que nenhuma outra trilogia foi capaz de fazer. O primeiro filme é ótimo, mas o segundo é tão bom e leva toda a primeira ideia para uma tela tão grande que cancela o primeiro. E então o terceiro faz o mesmo com o segundo, e é isso que nunca acontece. Você verá esse grande salto do primeiro para o segundo, mas eles nunca chegam ao terceiro. Por exemplo, 'Mad Max 2' não é ofuscado por 'Mad Max: Além da Cúpula do Trovão.'"

O curioso é que Leone não concebeu esses três filmes como uma trilogia: Clint Eastwood aparece em todos eles interpretando um personagem semelhante, um Homem Sem Nome vestido com uma capa, mas não está claro se ele é a mesma pessoa em todos eles. Outros atores, como Lee Van Cleef, aparecem em vários ou todos os filmes da trilogia, dando vida a personagens abertamente diferentes. Mas o sucesso de bilheteria dos filmes foi tanto que a United Artist os distribuiu nos Estados Unidos como se fossem parte de uma trilogia, dadas as semelhanças estéticas e de enredo.

Inicio