As bicicletas elétricas são consideradas um meio de transporte moderno para quem deseja ir de um lugar a outro rapidamente, mas não necessariamente precisa usar um carro. A empresa francesa Cixi lançou um triciclo elétrico que combina as vantagens de uma bicicleta, um triciclo e um microcarro, projetado como uma solução de mobilidade híbrida para o dia a dia. A revista em inglês Techradar relata isso.
O Cixi Vigoz é um triciclo elétrico projetado para 120 km/h
Que tipo de veículo é? O Cixi Vigoz é um triciclo elétrico da empresa francesa Cixi. O que torna este veículo especial é a sua propulsão, pois conta com o chamado PERS (Sistema de Recuperação de Energia de Pedal). Os pedais do veículo funcionam como aceleradores: quanto mais forte você pedala, mais assistência elétrica o motor fornece. Se ninguém pedalar, o veículo para de se mover.
O sistema consiste, essencialmente, em um conjunto de pedais, semelhante aos encontrados em bicicletas, que, como em um carro, atua como um sistema de aceleração, detectando a ação do usuário e sinalizando ao motor elétrico para fornecer energia às rodas (via newsmartsafe.com).
- A bateria tem capacidade de 22 kWh e autonomia de quase 160 km. Segundo o fabricante, o carregamento leva 6 horas usando uma tomada doméstica padrão;
- O veículo é controlado por duas alavancas laterais que permitem inclinação e direção semelhantes às de um patinete de três rodas;
- O veículo estará, inicialmente, disponível apenas como modelo por assinatura, com foco em durabilidade de 15 anos e reciclagem interna ao final de sua vida útil.
Quando você pode comprar o Vigoz? O fabricante afirma em seu site que já concluiu com sucesso o protótipo de desempenho e possui o conceito de design para produção. No entanto, ainda há trabalho a ser feito antes que os primeiros produtos sejam entregues.
A Cixi ainda não anunciou o preço da assinatura
Existem alternativas ao modelo Cixi? Sim, existem outros triciclos elétricos, mas nenhum deles chega perto da velocidade de 120 km/h:
- A bicicleta elétrica de carga ZET foi projetada para aproximadamente 25 km/h, com uma autonomia de 50 quilômetros;
- O triciclo elétrico Hopper também tem uma velocidade máxima de 25 km/h e uma autonomia um pouco maior, de 60 quilômetros.
Mas a diversão não é barata: a versão Passenger Hopper para até dois adultos custa 11.900 euros (R$ 74.871 na cotação atual), enquanto o Cargo Hopper é oferecido por 12.300 euros (R$ 77.387).
Enquanto isso, uma concessionária japonesa abandonou seu plano de se concentrar totalmente em carros elétricos. Em vez disso, eles têm um objetivo diferente em mente: a neutralidade de CO₂. Para atingir esse objetivo, eles também querem se concentrar em uma combinação saudável de diferentes tecnologias em seus veículos. E isso inclui motores de combustão. Uma das marcas de automóveis mais confiáveis acaba de admitir: carros elétricos não são o objetivo.
Ver 0 Comentários