Colocar os talheres dessa maneira faz todo o sentido: é outra forma de comunicação sem palavras

  • Embora nem todos concordem, é geralmente aceito que, dependendo de como são deixados, estamos indicando algo.

  • Desde o momento em que apreciamos a comida até o momento em que terminamos de comer

A posição dos talheres pode comunicar mais do que você acha | Imagem: Thought Catalog
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

303 publicaciones de Igor Gomes

Como posicionar corretamente os talheres após as refeições? É uma pergunta mais comum do que parece. Embora muitos não saibam, a maneira como posicionamos a faca e o garfo no prato pode transmitir uma mensagem, atuando como uma espécie de linguagem não verbal à mesa. É claro que isso não é isento de controvérsias.

Trata-se de uma questão de protocolo rigoroso ou simplesmente de boas maneiras? A verdade é que nem todas as formas de descarte de talheres são aceitáveis . Este tópico tem suas raízes na obra " Sobre o Uso das Pessoas " , do escritor Adolph Franz Friedrich Ludwig Freiherr Knigge, e é muito interessante de analisar.

Uma linguagem secreta

Imagem: Gravity Cut

A chamada "linguagem dos talheres" consiste em uma série de convenções não verbais que indicam ao garçom ou anfitrião a que horas o cliente está. Embora não seja um sistema universal ou oficial , é amplamente aceito na etiqueta ocidental, especialmente em ambientes formais, como restaurantes, ou em eventos formais.

Essa linguagem inclui diferentes posições da faca e do garfo no prato , cada uma com um significado específico. Portanto, é importante saber o que cada posição comunica, seja para indicar que você ainda está comendo ou que já terminou, para evitar mal-entendidos à mesa.

Imagem: Hospitalidade de Salamanca

Início da refeição

Se formos anfitriões, há uma maneira sutil de sinalizar que a refeição pode começar: colocar o garfo no prato com os dentes voltados para baixo . Esse gesto, embora frequentemente ignorado, faz parte da linguagem não verbal à mesa e é usado como um sinal para avisar aos convidados que é hora de começar a comer.

Intervalo entre os cursos

Se terminamos de comer, mas não queremos que o garçom retire o prato ainda, devemos colocar os talheres sobre ele em um ângulo de cerca de 90 graus , criando assim uma disposição triangular.

Próximo prato

Quando terminamos de comer um prato ou não queremos continuar, uma boa maneira de indicar isso é colocar os talheres dentro do prato em forma de cruz. Assim, os garçons saberão que podem retirá-los.

Se você está satisfeito

Para indicar que você está satisfeito e gostou do prato, coloque a faca e o garfo paralelos ao canto inferior esquerdo do prato, na chamada posição "sete a vinte e cinco". Assim, os garçons entenderão que podem retirar o prato e, possivelmente, repassar seus elogios ao chef.

Se você gostou da comida

Se quisermos expressar que achamos a comida excelente , uma maneira de fazer isso é colocar os talheres paralelos ao prato, com os cabos voltados para o lado esquerdo.

Se você não gostou da comida

A refeição não estava gostosa? Pode comunicar seu descontentamento ao garçon de forma~não-verbal usando o sinal conhecido como  "vinte para as oito".  Para fazê-lo, cruze o garfo e a faca sobre o prato formando um triângulo invertido. Porém, nesses casos, o mais recomendável é falar dfiretamenteo com a equipe do restaurante e dar uma crítica construtiva. 

Se você quer coninuar usando os talheres 

Se quiser mostrar ao empregado que vai continuar a usar os seus talheres para o próximo prato, coloque-os juntos no centro do prato, com as extremidades apoiadas uma sobre a outra. Os cabos devem estar apoiados na borda do prato, às cinco e sete horas, seguindo a referência de um relógio.

Ao terminar de comer

Se quiser avisar o empregado de mesa que já terminou e pode retirar o prato, coloque a colher, a faca e o garfo juntos no prato, com os cabos a apontar para baixo, à direita, na posição equivalente a "quatro e vinte" num relógio.

Para além destas posições, é importante evitar deixar os seus talheres em xícaras ou taças. Também não é correto colocá-los parcialmente fora do prato, deixando os cabos em cima da mesa. Uma vez utilizados, os seus talheres devem estar sempre completamente sobre o prato.

Inicio