Seis novas mudanças que você encontrará ao atualizar do HyperOS 2 para o HyperOS 3

Atualização está em andamento e traz novos recursos importantes

Imagem | Xiaomi
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

1046 publicaciones de PH Mota

Um ano é o período que temos para aproveitar todos os novos recursos de um sistema operacional antes da chegada da próxima versão. E, após 12 meses desde o lançamento do HyperOS 2, temos aqui seu grande sucessor, o HyperOS 3, sobre o qual temos falado há meses e que teve sua chegada em massa aos celulares Xiaomi no mês passado.

Como uma nova versão do atual sistema operacional da Xiaomi, o HyperOS 3 marca um novo caminho a seguir. Uma em que a IA desempenha um papel ainda mais ativo e importante do que no ano passado. O HyperOS 3 traz mudanças, e não apenas em algumas seções.

Interface do Usuário: o toque do Liquid Glass

O HyperOS 2 introduziu novos ícones, efeitos de desfoque e opções de layout vertical/horizontal, embora não se afastasse muito do layout do HyperOS 1. Na terceira versão do sistema operacional, a Xiaomi introduziu uma nova revisão dos ícones, novos efeitos visuais e personalização aprimorada da tela de bloqueio e da barra de status.

Com a clara intenção de buscar um design mais orgânico e colorido no HyperOS 3, menos sóbrio e voltado para o trabalho do que o HyperOS 2, a Xiaomi redesenhou os ícones em seu novo sistema operacional. E, como podemos ver na imagem abaixo, há uma ruptura com a estética anterior em busca de uma nova. Em suma, a nova estética "Liquid Glass" remete ao cristal líquido e busca melhorar a legibilidade e a estética simultaneamente.

HyperOS3
  • Existem ícones que permanecem praticamente os mesmos, como o Modo Game Turbo, a Mi Store ou o reprodutor de vídeo.
  • Existem ícones que foram ligeiramente redesenhados, como o de Temas (o pincel agora é vertical), o do gravador de som (as cores foram invertidas) ou o do leitor de QR Code (está mais brilhante).
  • Existem ícones que foram completamente redesenhados, como o do relógio, o ícone de configurações, o do assistente de IA XiaoAI, o ícone do aplicativo Câmera ou o ícone da Galeria de Imagens.

Hyper Island, uma operação mais intuitiva do dispositivo

O HyperOS 2.1 estreou um sistema de notificações implementado diretamente na parte superior da tela. Se, por exemplo, você tiver funções como o modo Não Perturbe ou a lanterna ativadas, uma notificação dinâmica aparecerá na área de abas superior do seu Xiaomi. Isso permite que você interaja facilmente com a notificação e acesse as configurações diretamente.

Isso evoluiu no HyperOS 3 para o conceito de Hyper Island, inspirada na Dynamic Island da Apple que aparece na parte superior da tela para exibir notificações e atividades em tempo real de forma interativa.

Exemplos de notificações e/ou alertas de rastreamento de vários aplicativos, controle de música, otimizações para jogos por meio do modo Game Turbo ou status do gravador de voz, permitindo acesso rápido a essas funções. A ideia dos engenheiros da Xiaomi é continuar expandindo-a com novas funções e usos.

Melhor conectividade entre dispositivos no ecossistema Xiaomi

A ideia por trás do HyperOS era ter uma infraestrutura operacional que interconectasse melhor do que a MIUI os dispositivos que compõem o ecossistema Xiaomi - e que dependesse menos do Android. O HyperOS 2 trouxe melhorias na interconectividade entre dispositivos Xiaomi e também com outros produtos de IoT (Internet das Coisas), sendo inclusive a base para a conexão com dispositivos Apple, por exemplo, seu celular Xiaomi ao seu computador MacBook.

HyperOS 3

O HyperOS 3 expande e integra essa conexão entre smartphones, tablets, televisores e outros dispositivos, sejam da Xiaomi ou de outras marcas, de forma mais fluida. Agora é possível transferir arquivos entre celulares simplesmente aproximando-os, encaminhar chamadas, mensagens de texto, WeChat, QQ e SMS entre dispositivos ou até mesmo compartilhar a tela com computadores, incluindo MacBooks.

Mais desempenho, mais fluidez: uma experiência mais intuitiva

Aprimorar o desempenho de um sistema operacional em um dispositivo é uma obsessão constante de qualquer desenvolvedor. O HyperOS 2 representou um avanço significativo em termos de velocidade e gerenciamento de recursos em relação ao HyperOS 1, embora com alguns problemas iniciais.

HyperOS 3

A Xiaomi garante que o HyperOS 3 apresenta uma melhoria de 30% no desempenho em relação à versão anterior, o que se traduz em maior fluidez e velocidade ao abrir aplicativos, navegar pelos menus, melhor gerenciamento térmico e de carga da bateria e, em geral, um uso mais rápido do celular no seu dia a dia.

Aprimorando a segurança do HyperOS 2

A Xiaomi tornou o HyperOS 2 um sistema operacional muito seguro, integrando boas medidas de segurança, como a criptografia de ponta a ponta do sistema, responsável por proteger os dados na nuvem e nos dispositivos finais, garantindo que as informações confidenciais permaneçam protegidas.

Além disso, o HyperOS 2 implementou o Ambiente de Execução Confiável (TEE) da Xiaomi, que fornece criptografia em nível de hardware para operações críticas. Isso não apenas garante o manuseio seguro de dados, mas também melhora a proteção contra possíveis ameaças cibernéticas.

HyperOS 3

No HyperOS 3, a Xiaomi buscou uma maneira de proteger ainda mais o que já era bem protegido, e o resultado é o sistema de criptografia AES-256 de 256 bits, responsável por proteger o acesso aos nossos dados tanto em dispositivos móveis quanto na nuvem. Nada menos que um padrão de criptografia de nível empresarial em quase todo o mundo.

Além disso, a cereja do bolo é um sistema de criptografia pós-quântica para proteção adicional, uma interface de privacidade e senhas redesenhada e um tipo de acesso privado onde os aplicativos só veem os dados que você escolher.

Inteligência Artificial, a estrela do HyperOS

A IA deu um grande passo no HyperOS 2, integrando-se mais profundamente não apenas ao módulo da câmera, mas também utilizando ferramentas básicas como escrita, tradução simultânea e papéis de parede animados. Na verdade, você pode já tê-la no seu Xiaomi e ainda não a ter ativado, mas aqui explicamos como fazê-lo.

No HyperOS 3, a IA foi integrada, por assim dizer, incorporada ao código-fonte do sistema operacional e terá um papel mais importante, menos acessório e mais principal, como:

  • Papéis de parede dinâmicos: A IA pode gerar papéis de parede animados a partir de suas próprias fotos, com opções para personalizar o estilo do relógio diretamente na interface.
  • Maior eficiência: A IA otimiza o desempenho do sistema e o consumo de energia, o que pode resultar em maior duração da bateria.
  • Jogos e desempenho: Otimizações foram implementadas para executar jogos exigentes com mais estabilidade e menor consumo de energia.
Inicio