Na internet, circula atualmente a alegação de que existe uma lixeira separada para mídias no WhatsApp. Seria prático, pois a memória de alguns celulares sofre com o excesso de fotos e vídeos compartilhados no mensageiro. Não é exatamente real, mas há soluções para lidar com a situação.
Mostraremos como controlar a enxurrada de mídias do WhatsApp com algumas configurações simples — mesmo sem uma lixeira própria.
É por isso que seu telefone está cheio de mídias do WhatsApp
O WhatsApp facilita bastante o compartilhamento de conteúdo: imagens, vídeos, GIFs. Há alguns arquivos que são muito úteis quando estamos com pressa, mas que também ocupam bastante memória do celular.
O problema: os arquivos do WhatsApp aparecem duas vezes no seu telefone por padrão.
- Na sua pasta do WhatsApp, que você também pode transferir para um novo dispositivo, caso troque de smartphone, por exemplo.
- No seu aplicativo de fotos.
Além disso, muitos usuários de Android também já devem ter percebido que as mídias compartilhadas no WhatsApp parecem estar em todos os lugares. Na verdade, elas geralmente são armazenadas apenas na pasta do WhatsApp. No entanto, seu smartphone cria um atalho para sua galeria ou aplicativo de fotos por padrão — então a mídia também aparece duas vezes.
Como livrar seu celular de mídias duplicadas do WhatsApp
O primeiro passo para evitar que o WhatsApp ocupe seu armazenamento é impedir o download automático. Isso garante que mídias que você talvez nunca veja (de grupos, por exemplo) não acabem consumindo memória.
Passo 1: parar de baixar mídias automaticamente
- Abra o WhatsApp no seu smartphone
- Acesse os Ajustes
- (No iPhone, você pode encontrá-los no canto inferior direito; em dispositivos Android, toque nos três pontos no canto superior direito e depois em Ajustes)
- Toque em Armazenamento e Dados
- Na área “Baixar mídias automaticamente”, você verá as opções para diferentes tipos de conexão: com conexão de dados móveis, quando conectado ao Wi-Fi, e em roaming.Toque em cada uma dessas opções e desmarque os tipos de mídia (fotos, áudios, vídeos, documentos) que você não deseja que o WhatsApp baixe automaticamente
Passo 2: impedir que mídias do WhatsApp apareçam na galeria
Agora você pode garantir que as mídias que você baixou não apareçam mais duas vezes no seu smartphone. Para isso, proceda da seguinte forma:
Para usuários de iPhone (iOS):
- Abra o WhatsApp
- Acesse Ajustes
- Selecione Conversas
- Desative a opção ao lado de Salvar no Rolo da Câmera
Com essa configuração, as mídias permanecerão no bate-papo do WhatsApp, mas seu aplicativo Fotos não terá acesso às imagens e vídeos do aplicativo. Somente as mídias que você grava e envia com a câmera do WhatsApp continuarão na sua galeria.
Para usuários de Android:
- Abra o WhatsApp
- Acesse Ajustes
- Toque em Conversas
- Desative a opção ao lado de Visibilidade de Mídia
As mídias do WhatsApp não aparecerão mais na galeria do seu dispositivo, mas ainda estarão disponíveis nas conversas.
Passo 3: apagar mídia diretamente da pasta do WhatsApp
Se você seguir os passos 1 e 2, seu armazenamento não ficará cheio tão rapidamente, pois sua galeria de fotos não estará mais lotada de duplicatas do WhatsApp. Agora você pode apagar as mídias diretamente no próprio aplicativo.
O app não possui uma lixeira, mas conta com uma configuração que permite apagar tudo o que você realmente não precisa mais.
- Abra o WhatsApp
- Acesse Ajustes
- Toque em Armazenamento e Dados
- Toque em Gerenciar Armazenamento
Aqui você pode encontrar os contatos que mais ocupam memória e apagar mídias de cada conversa.
Ver 0 Comentários