Você é popular no Brasil? Saiba quais são os nomes e sobrenomes mais comuns do país

Maria e João seguem sendo os nomes mais populares, enquanto Silva foi revelado como sobrenome mais comum

Homem brasileiro. Créditos:	Igor Alecsander/GettyImages
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

269 publicaciones de Laura Vieira

Todos os anos, o Censo, um  levantamento estatístico que conta e analisa a população, traz informações detalhadas do país: quem somos, onde vivemos e como mudamos com o tempo. Dessa vez, o levantamento mais recente do IBGE, baseado nos dados do Censo Demográfico 2022, não mostrou apenas os nomes próprios mais comuns, mas trouxe uma novidade: pela primeira vez, foram incluídos os sobrenomes mais populares no Brasil. O resultado do levantamento, contudo, não surpreendeu tanto assim. Mesmo com novas gerações, a tradição permanece: Maria e José continuam no topo da lista como os nomes mais comuns e e Silva aparece como o principal sobrenome, simbolizando a força da herança cultural brasileira.

Confira quais são os nomes próprios mais populares do Brasil

Entre mais de 140 mil nomes diferentes registrados em todo o Brasil, Maria e José estão no topo do ranking, mantendo uma popularidade sem igual. De acordo com dados do IBGE, 12,2 milhões de brasileiras são atendidas por Maria, o que representa uma em cada 17 mulheres no país. Já em relação aos nomes masculinos, José segue sendo o campeão, com 5,1 milhões de registros, seguido por João e Antônio.

A lista feminina ainda inclui outros nomes populares, como Ana, Francisca e Júlia, enquanto entre os homens aparecem Francisco, Pedro e Carlos. Juntos, esses nomes demonstram a força da religiosidade no país, marcado por influências católicas e pela herança portuguesa.

Censo inédito mostra quais são os sobrenomes mais comuns no país

Os nomes próprios são escolhas individuais dos pais, mas os sobrenomes acompanham a família, revelando a origem e a conexão entre gerações. Pela primeira vez, o Censo identificou quais são os mais comuns do Brasil, e o resultado confirmou aquilo que muita gente já imaginava: o Brasil é composto majoritariamente por Silvas.

Para se ter uma ideia, mais de 34 milhões de brasileiros carregam o sobrenome Silva em suas certidões. Em proporções, isso significa que esse nome está presente em 16,7% da população brasileira. O número só reforça a dimensão simbólica desse nome, associado a colonização portuguesa às famílias afro-brasileiras que adotaram o sobrenome após a abolição da escravidão. Na sequência do ranking aparecem Santos e Oliveira, seguidos por Souza, Pereira, Ferreira, Lima, Alves, Rodrigues e Costa. São nomes que se repetem em todas as regiões do país e ajudam a desenhar o mapa da miscigenação e da história do Brasil. 




Inicio