Você já ouviu falar no Planalto do Pamir? Conhecido também como o telhado do mundo, o Planalto de Pamir é uma região montanhosa que surpreende pelo visual espetacular. Localizado bem no coração da Ásia Central, Pamir é marcado por cordilheiras gigantescas que se cruzam no céu e promovem uma paisagem diferente de tudo que já foi visto. Além da bela paisagem, o planalto do Pamir já foi uma das regiões mais importantes para a economia mundial. A seguir, saiba mais sobre este local que quase ninguém conhece.
Por que que o Planalto de Pamir é conhecido como telhado do mundo?
Mas afinal, por que o Planalto de Pamir é chamado por aí de telhado/teto do mundo? Por um motivo simples: as cadeias montanhosas que formam o planalto, com os seus mais de 7.000 metros de altura, são tão altas que parecem tocar o céu. Como consequência, a paisagem é muito diferente de tudo que já se foi visto. Não é atoa que ela é considerada uma das montanhas mais altas do mundo. Para se ter uma ideia de comparação, o Planalto de Pamir é como se fosse a Cordilheira dos Andes, que separa o Chile da Argentina, só que muito maior. A seguir, veja um vídeo divulgado mostrando o planalto:
Onde o Planalto de Pamir fica localizado?
O Planalto de Pamir fica localizado na Ásia Central, em um local onde ficam localizadas diversas cadeias de montanhas do centro-sul da Ásia, como o Hindu Kush, a Cordilheira do Caracórum, as Montanhas Kunlun e o Tien Shan. Ele fica localizado principalmente no Tajiquistão, mas suas fronteiras também atingem outros países, como Afeganistão, China e Quirguistão.
Na parte oriental do Pamir, ele apresenta relevo mais suave e arredondado, com vales largos e planos, enquanto o ocidental é mais acidentado, com cumes alpinos, neve e grandes geleiras. O clima é marcado por um inverno rigoroso e longo, verões curtos e secos, o que reflete na vegetação que é escassa e adaptada ao frio e à aridez. Por ser uma região montanhosa, a fauna é marcada por espécies como ovelhas, cabras, carneiro, lobos e ursos. Devido à altitude, ao terreno remoto e às condições climáticas extremas, o Planalto de Pamir é considerada uma região perigosa.
Telhado do Mundo já foi a rota da seda
Além da paisagem incrível, o Planalto de Pamir apresenta uma característica muito interessante: ele já fez parte da Rota da Seda, uma rede de rotas de comércio terrestre e marítima que existiu entre o século II a.C. e meados do século XV d.C, que ligava o Oriente ao Ocidente, conectando a China ao Mar Mediterrâneo, por meio da Ásia Central. Ou seja, o telhado do Mundo fez parte de uma das primeiras rotas comerciais mais importantes que já existiu, que uniu um intenso intercâmbio econômico, cultural, científico e religioso entre a Ásia, a Europa e o Oriente Médio por mais de mil anos.
Ver 0 Comentários