Prefeito de quatro patas? Conheça Boone, o cão que comanda uma cidade inteira nos Estados Unidos

Conheça a cidade onde o prefeito tem quatro patas: uma tradição de 30 anos que une moradores, salva patrimônio e incentiva o turismo

Cachorro em frente a bandeira dos Estados Unidos. Créditos:Rob Stone
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

250 publicaciones de Laura Vieira

Você já imaginou um cachorro eleito como prefeito de uma cidade? Pode parecer cena de um filme, mas não é! Em Rabbit Hash, uma pequena comunidade localizada no estado norte-americano do Kentucky, nos Estados Unidos, o cargo mais importante da cidade pertence a Boone, um cão da raça Bluetick Coonhound. O cão foi eleito em uma votação popular que arrecadou cerca de milhares de dólares para a preservação histórica da região. E o mais curioso: ele é o sexto prefeito canino da cidade desde que a tradição começou, há quase três décadas atrás.

Cidade nos Estados Unidos elege cachorro como prefeito

Cães e prefeitos são duas palavras que parecem não ter relação. Mas na cidade de Rabbit Hash, essa combinação faz total sentido. A tradição de eleger cães como prefeitos da começou em 1998. As comunidades locais foram convidadas a criar projetos especiais, e os moradores de Rabbit Hash decidiram fazer algo diferente: eleger um cachorro como prefeito. Segundo eles, nenhuma pessoa parecia adequada para o cargo se não um cãozinho.

Desde então, a cidade elege apenas prefeitos de quatro patas. A eleição é simbólica e tem um propósito nobre: cada voto custa 1 dólar, e todo o dinheiro arrecadado vai para a Sociedade Histórica de Rabbit Hash, responsável por preservar as construções de madeira da cidade, que são constantemente ameaçadas por enchentes, incêndios e cupins. Embora os prefeitos caninos não tomem decisões oficiais, eles representam o espírito comunitário da região e ajudam a unir moradores e visitantes em torno da preservação local.

Conheça Boonie, o prefeito de Rabbit Hash

Cachorro sentado em varanda. Boone é um cão da raça Bluetick Coonhound. Créditos:Rob Stone

O atual prefeito da cidade é o Boone, um cãozinho falante e cheio de energia. Ele venceu as eleições de novembro de 2024 com um número recorde de votos, e tudo isso graças ao seu carisma canino. Seu slogan de campanha também pode ter ajudado:

 “Pare ao meio-dia e tome um drinque com Boone”. 

Boone é conhecido pelo temperamento sociável e por estar sempre presente nos eventos da região. Ele gosta de marcar presença e, segundo seu dono, Dave Landwehr, é teimoso na medida certa, o que pode ser visto como uma boa qualidade para um prefeito. Durante sua campanha, o cãozinho arrecadou cerca de US$9 mil para obras de proteção das margens do rio.

Saiba o que os prefeitos de quatro patas já fizeram pela sua cidade

Embora a eleição seja simbólica, os prefeitos caninos têm um papel importante em Rabbit Hash. Eles ajudam a arrecadar fundos, promover eventos comunitários e atrair visitantes, o que incentiva o turismo da região. As arrecadações ajudam também a manter a “general store” da cidade, a loja de artigos gerais mais antiga do estado, que é registrada como Patrimônio Histórico Nacional dos EUA. A última eleição canina, por exemplo, gerou mais de US$26 mil em doações para a comunidade.


Inicio