Quando buscamos melhorar o isolamento térmico da nossa casa para evitar a entrada de frio ou calor e, ao mesmo tempo, manter a temperatura interna, geralmente nos concentramos em elementos como janelas, portas e fechamentos. No entanto, há um componente essencial que muitas vezes passa despercebido.
Estamos falando das persianas, mais especificamente da caixa da persiana, o compartimento onde as lâminas se enrolam ao serem levantadas ou abaixadas. Por estar em contato direto com o exterior e possuir aberturas necessárias para seu funcionamento, essa estrutura pode se tornar um ponto de perda de energia.
O frio, o calor e até mesmo o ruído externo podem se infiltrar por pequenos espaços ou devido a falhas nos ajustes. A boa notícia é que esse problema tem uma solução simples e econômica.
O frio que entra sem aviso

A chave está em encontrar uma solução eficaz para isolar completamente as caixas das persianas e bloquear a entrada de ar frio, algo especialmente importante durante os meses de inverno. Esse ajuste não apenas melhora o conforto térmico da casa, mas também é essencial para reduzir o consumo de energia.
Implementar um bom isolamento nessa área ajuda a minimizar o uso do aquecimento, o que significa uma redução nos gastos tanto na conta de gás quanto na de eletricidade.
Como as caixas das persianas não são totalmente vedadas devido ao seu funcionamento e à necessidade de acesso para eventuais reparos, pequenas frestas podem permitir a entrada de frio. No entanto, isolá-las é uma tarefa simples: basta utilizar kits de vedação, que podem ser encontrados facilmente em lojas por um preço acessível.
São kits multicamadas, geralmente feitos de alumínio e polietileno com bolhas, com um aspecto semelhante aos protetores de para-brisa de carros, devido à sua característica cor cinza metalizada.

Esses materiais têm uma espessura que varia entre 5 e 15 mm e são projetados especificamente para isolar as caixas das persianas. A instalação é muito simples: basta abrir o compartimento, cortar o material no tamanho necessário para cobrir o espaço e fixá-lo com grampos ou com o adesivo incluído no kit. Esse processo permite melhorar o isolamento de forma rápida e eficaz.

São materiais acessíveis, que podem ser encontrados em lojas online como, além das tradicionais ferragens de bairro. E o melhor: são baratos.
No fim das contas, a ideia é isolar a casa da melhor forma possível para evitar perdas desnecessárias de calor. Além das soluções e truques já mencionados, como controlar correntes de ar indesejadas em portas e janelas com o uso de vedações, cortinas, fechamentos ou até mesmo aproveitando persianas, tapetes e outros elementos que funcionam como camadas isolantes, também é possível reforçar o isolamento da caixa da persiana para melhorar ainda mais o conforto térmico.
Ver 0 Comentários