Com a chegada do calor, o ar-condicionado é nosso maior aliado para combater as altas temperaturas, desde que esteja limpo e pronto para funcionar.
Seja o aparelho de parede ou portátil, esses tipos de dispositivos têm, no mínimo, uma saída de água, seja em forma de um tubo ou uma bandeja, por onde o líquido gerado pela condensação da umidade do ar é expelido.
Na maioria dos casos, muitas pessoas simplesmente jogam essa água fora, ou nem percebem que ela está sendo produzida, pois o tubo está direcionado para o lado de fora ou porque deixam a água da bandeja do equipamento portátil evaporar sozinha. No entanto, essa água é mais útil do que parece.
Aproveitando a água do ar-condicionado
A água que sai do ar-condicionado é resultado da condensação da umidade do ar. Isso significa que é uma água pura, sem minerais, o que possibilita vários usos dentro e fora de casa.
Em princípio, ela não deve ser consumida, pois os aparelhos de ar-condicionado não são suficientemente higiênicos para isso, e os dutos podem abrigar bactérias e fungos prejudiciais à saúde. No entanto, essa água sem minerais tem outras utilidades:
- Perfeita para passar roupas: especialmente se você mora em uma região onde a água da torneira é cheia de calcário, a água do ar-condicionado, por ser livre desse mineral, proporciona um melhor desempenho ao passar roupas.
- Limpeza doméstica: ela também pode ser usada para a limpeza da casa, especialmente em vidros e box de banheiro, pois, por não conter resíduos minerais, não deixa manchas ao secar.
- Lavagem de cabelo: algumas pessoas a utilizam para lavar o cabelo, graças à sua leveza e à maior formação de espuma em comparação com a água da torneira comum. O ideal, nesse caso, é ferver a água por alguns minutos antes de usá-la.
- Reservatório de limpador de para-brisas: pode ser usada para encher o reservatório do limpador de para-brisas do carro em épocas de calor, já que, por ser livre de minerais, não obstrui os circuitos nem deixará manchas ao secar.
- Irrigação de plantas: ela pode ser usada para regar plantas, mas é importante lembrar que, como não contém minerais, será necessário misturá-la com água da torneira ou adicionar fertilizantes regularmente para suprir os nutrientes.
Como podemos ver, embora a maioria das pessoas jogue fora essa água, ou nem saiba que ela tem vários usos, se tivermos a oportunidade de coletá-la em garrafas, será possível utilizá-la em diversas tarefas domésticas.
Ver 0 Comentários