No início de mais uma semana, esta não será uma segunda-feira qualquer, porque depois de meses com vários betas, a versão final do iOS 26 finalmente chega aos dispositivos Apple. A expectativa é alta, e não é à toa: os betas foram um sucesso, tornando-se os mais baixados da história do iOS.
Agora, a versão que tantos experimentaram finalmente chega a todos os usuários. Por isso, vamos recomendar que você tome algumas medidas e leve tudo em consideração para a grande atualização.
Como preparar seu iPhone para a chegada do iOS 26
Antes de começar a atualização, você pode se antecipar para que o processo seja rápido e seguro. Lembre-se de que haverá milhões de pessoas atualizando ao mesmo tempo, então um pouco de paciência será essencial. É normal que os servidores da Apple fiquem sobrecarregados e o download demore mais do que o normal. Se você perceber que demora algumas horas, não se preocupe, a mesma coisa acontece todos os anos.
Para garantir que você consiga instalar o iOS 26 sem problemas, recomendamos seguir estes passos:
- Backup: Embora falhas de atualização sejam muito raras, é uma boa ideia ter uma cópia dos seus dados no iCloud ou no seu computador. Assim, não importa o que aconteça, suas fotos, conversas e arquivos estarão seguros. É melhor prevenir do que remediar.
- Libere espaço (e muito): dependendo do modelo do iOS 26, pode ocupar até 20 GB, então você precisará liberar espaço. É o momento perfeito para limpar aplicativos, arquivos e fotos.
- Uma boa dica se você não tiver espaço suficiente: atualize conectando seu iPhone via cabo a um Mac ou PC. Dessa forma, o download é gerenciado no computador e é necessário muito menos espaço livre no telefone. No Mac, isso é feito pelo Finder; no Windows, baixando o aplicativo Apple Devices.
- Carregue seu iPhone e procure uma boa rede Wi-Fi: Durante a atualização, seu iPhone deve ter idealmente mais de 50% da bateria (ou estar conectado à tomada) e conectado a uma rede Wi-Fi estável. Isso evitará interrupções. Uma boa dica é reiniciar o roteador doméstico um pouco antes para garantir que sua conexão esteja perfeita.
- Atualize para a versão mais recente do iOS 18: Certifique-se de ter a versão mais recente do iOS 18 instalada. Isso pode reduzir o tamanho do download final do iOS 26, já que muitos patches de segurança já estarão aplicados.

Todos iPhones compatíveis com o iOS 26
A Apple fez um ótimo trabalho com a compatibilidade, mas, como todos os anos, alguns modelos ficaram de fora. Aqui está a lista oficial de iPhones que poderão ser atualizados para o iOS 26:
- iPhone 11 e 11 Pro
- iPhone SE (2ª geração ou posterior)
- iPhone 12 e 12 Pro
- iPhone 13 e 13 Pro
- iPhone 14 e 14 Pro
- iPhone 15 e 15 Pro
- iPhone 16 e 16 Pro
- iPhone 16e
- iPhone 17 e 17 Pro
- iPhone Air

Principais novos recursos do iOS 26
Aqui estão os recursos que recomendamos que você experimente assim que concluir a atualização:
Vidro Líquido em todos os cantos: prepare-se para uma mudança visual total. Os ícones agora têm mais curvatura e reflexos dinâmicos. O novo modo transparente unifica a estética de todos os seus aplicativos, criando um efeito de "vidro polido" que impressiona muito mais pessoalmente do que em fotos.

Tela de bloqueio mais personalizável: o relógio agora pode ser redimensionado ao seu gosto, de algo discreto para um formato XXL. Além disso, novos fundos chegam com um sutil efeito 3D e, como esperado, a possibilidade de mover os widgets para a parte inferior da tela.

Siri atua como secretária com filtro de chamadas: chega de spam. Agora você pode ativar um filtro para que a Siri atenda chamadas de números desconhecidos, pergunte quem é e mostre a transcrição ao vivo para que você possa decidir se atende ou não.

Aplicativo Fotos faz sentido novamente: a Apple retifica o experimento do iOS 18 e traz a simplicidade de volta. A Biblioteca de Fotos voltou a ser um rolo cronológico limpo, enquanto coleções e memórias foram movidas para uma aba separada. Menos confusão e mais organização.

Câmera muito mais simples: sem menus complicados. A nova interface se concentra em dois modos, Foto e Vídeo, com o restante das opções (Retrato, Noite) a um simples deslizar e as configurações mais acessíveis do que nunca.

Inteligência Apple faz mais: embora ainda seja exclusiva do iPhone 15 Pro e versões posteriores, você poderá traduzir conversas em Mensagens e Chamadas em tempo real ou usar a Inteligência Visual para identificar e procurar qualquer objeto com apenas uma captura de tela.

Mensagens foi reforçado com enquetes e fundos: agora você pode criar enquetes em seus grupos de bate-papo para decidir planos de fundo facilmente e personalizar suas conversas com fundos animados.

E isso é só um aperitivo. Há muitos outros detalhes, como o AutoMix no Apple Music, o novo design da barra de busca do Safari ou o novo app Pré-visualização para PDFs.
Ver 0 Comentários