Celulares Android terão som muito melhor; Google anuncia grande atualização gratuita, começando com Samsung e Pixel

Nova tecnologia de áudio chega ao sistema operacional do Google

Família Pixel 9 e Galaxy com One UI 7 são compatíveis

Auracast promete evolução na experiência de áudio
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Quando se trata de desfrutar de uma boa experiência multimídia no celular, o áudio importa tanto quanto a imagem. Nesses aparelhos, o Android possui diversos codecs Bluetooth que podemos usar, desde que o aparelho os suporte. Por outro lado, as configurações permitem equalizar o som, um aspecto em que a Samsung se destaca pelas funções exclusivas.

Em breve, juntamente com o Pixel do Google, o modelo vai ganhar uma tecnologia que melhora substancialmente a experiência sonora. O Auracast chega ao Android, diretamente desses dois fabricantes, um recurso que já vinha sendo anunciado na atualização do Android 15, mas que o Google ainda não havia lançado.

Auracast, por enquanto para Pixel e Galaxy

O Auracast é um recurso da conexão Bluetooth tradicional, que permite que dispositivos transmitam áudio para dispositivos como fones de ouvido de forma mais eficiente.

Original

Isso significa que, se você tiver um telefone compatível, poderá começar a tirar proveito do novo recurso. Em seu comunicado à imprensa, o Google destaca o Auracast como uma tecnologia útil para pessoas com deficiência auditiva. A empresa dinamarquesa GN, juntamente com suas marcas Starkey e Jabra, já oferece suporte ao Auracast.

Claro, a lista de smartphones compatíveis não é muito extensa: atualmente, apenas o Galaxy com One UI 7 e Android 15; no catálogo do Google, é preciso aguardar a atualização do Pixel 9 para o Android 16 ou fazê-lo no beta atual.

Como se não bastasse, além da compatibilidade do Android com o Auracast, o Google adicionou que configurações personalizadas de fones de ouvido também podem ser aplicadas às transmissões do Auracast. Agora, para que serve além de pessoas com necessidades específicas?

O Auracast nos proporciona experiências de áudio compartilhadas: compartilhar áudio com vários dispositivos simultaneamente. Imagine assistir a um filme com amigos e cada um ouvir o áudio em seus próprios fones de ouvido Bluetooth; isso é possível graças a essa tecnologia.

Posteriormente, o Google pretende remover a configuração anterior do Auracast. Para isso, usará códigos QR que vinculam a fluxos de áudio: o Google Pixel 9 será o primeiro a suportar essa conexão otimizada. Uma olhada no código com a câmera do Pixel será suficiente para iniciar a transmissão sem fio.

Inicio