Um engenheiro espanhol reflorestou 5.000 hectares da Sierra Espuña, disparando sementes com uma espingarda; 135 anos depois, é um gigantesco Parque Regional

  • Em 1889, Ricardo Codorníu subiu uma serra desprovida de árvores e deixou registrado o que fazer: reflorestá-la por completo;

  • A obra foi realizada por uma comissão de engenheiros; hoje, é um Parque Regional de 17.804 hectares

Um engenheiro espanhol reflorestou 5.000 hectares da Sierra Espuña disparando sementes com uma espingarda; 135 anos depois, é um gigantesco Parque Regional
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Já se passaram mais de 135 anos, mas esta história continua sendo uma daquelas boas notícias que nos fazem olhar para o mundo com certa esperança. Em 19 de março de 1889, o engenheiro florestal Ricardo Codorníu subiu a pé até o pico mais alto do Morrón de Espuña, em Múrcia, na Espanha, para examinar as encostas do rio Guadalentín.

Havia nevado. Ao descer, anotou em suas "Anotações sobre o Reflorestamento da Serra Espuña": "Não vi nem um pinheiro nem uma única azinheira". E disso tirou a conclusão que marcaria sua carreira: "Deduzi, portanto, que era preciso reflorestar tudo". Hoje, é um parque regional com quase mil espécies vegetais, mais de um terço da flora da região. E ele fez isso com a ajuda de bacamartes e espingardas.

Por que estava desmatada?

Décadas de corte de árvores, pastoreio e consumo de madeira haviam esgotado as montanhas. E, sem vegetação, a água descia pelas encostas carregando o solo. A enchente de Santa Teresa, em 1879, matou 761 pessoas entre Lorca e Múrcia, segundo a Prefeitura de Alhama de Murcia (outras fontes citam mais de mil). Aquela catástrofe levou à criação, em 1888, da Comissão de Reflorestamento da Bacia do Segura.

Trabalho em equipe

A Comissão foi formada por três engenheiros: José Musso, Codorníu e Juan Ángel de Madariaga. Segundo um estudo da Universidade de Múrcia, o reflorestamento começou sob a direção de Musso, e Codorníu assumiu a tarefa a partir de dezembro de 1895, com a colaboração de Madariaga.

Esse mesmo estudo contabiliza o trabalho em mais de 3.256 hectares reflorestados e 4,3 milhões de árvores. Os 5.084 hectares — número mais citado anos depois — correspondem à área declarada Sítio Natural de Interesse Nacional em 1931.

Antes do plantio, diques

Os trabalhos começaram em junho de 1891 com a construção de diques. Não começaram pelas árvores. Foram necessários 240 quilômetros de estradas e trilhas, 11 casas, dois armazéns, 144 quilômetros de diques de encosta com 420.000 pequenos terraços entre eles, além de dois grandes diques reguladores. 

Sua função, escreveu o próprio Codorníu, era "criar solo" onde os cultivos não pudessem ser erodidos. A maior parte desses diques foi preservada. Foram montados sete viveiros; o Viveiro Central de Levante, em Huerta Espuña, irrigava seus 378 terraços com dois reservatórios e 1.400 metros de canais.

Nos seus primeiros cinco anos, forneceu seis milhões de coníferas e 850.000 árvores de folha larga. Mas, segundo o professor de Ecologia José Francisco Calvo, Codorníu realizou antes um estudo de quase dois anos para plantar cada espécie no local adequado; é por isso que, hoje, a Sierra Espuña parece natural, e não uma área reflorestada.

E a espingarda?

Onde os trabalhadores não chegavam, eles carregavam pinhões no cano de espingardas e bacamartes e disparavam na direção certa. Mais de 90% das sementes acabavam devoradas por pássaros e formigas, e os roedores davam conta de parte do restante.

Um técnico da Confederação Hidrográfica do Segura compara isso hoje à semeadura com drones. Mas a maior parte do trabalho foi outra: plantio feito no lombo de mulas, utilizando mudas dos viveiros. As espingardas foram o último recurso.

17.804 hectares

Evidentemente, não foi a Codorníu que plantou toda a serra. Em 1978, a área foi declarada Parque Natural e, em 1992, com a Lei 4/1992, tornou-se um Parque Regional de 17.804 hectares — mais de três vezes a superfície reflorestada. Além disso, o conjunto montanhoso ultrapassa os 25.000 hectares. O trabalho da Comissão abrange apenas o núcleo, mas, graças à criação do parque, as áreas adjacentes também foram protegidas.

O símbolo não é nativo daqui

O animal mais emblemático da serra é o arruí (ou muflão-do-atlas), introduzido em 1970 para fins de caça. Sua população cresceu tão rapidamente que, em 1973, a área foi declarada reserva nacional de caça. Hoje, a Reserva Regional de Caça ocupa 14.183 hectares dentro do parque.

Sim, existe uma área de caça. Além disso, este é um dos poucos pontos da região onde se pode ouvir o canto do bufo-real e da coruja-do-mato; a presença do bufo-real e da águia-real motivou a classificação da área como ZEPA (Zona de Proteção Especial para Aves).

O site do parque destaca, entre as aves locais, a calhandra-de-dupont. Há também uma subespécie exclusiva de esquilo, o de Espuña, e uma borboleta endêmica, a Aricia morronensis, que leva o nome do pico Morrón.

A Volta passou por aqui

Em 29 de agosto de 2017, a décima etapa da Volta — de Caravaca de la Cruz a Alhama de Murcia — passou pelo topo do Collado Bermejo, a cerca de 22 quilômetros da linha de chegada, bem no coração da Sierra Espuña. O italiano Matteo Trentin venceu no sprint, superando o ciclista local José Joaquín Rojas, que conhecia bem o terreno, mas isso não lhe serviu de nada.

Na descida, Nicolas Roche abriu uma vantagem de 29 segundos sobre o pelotão, e Chris Froome manteve a camisa vermelha de líder. A mesma subida já apareceu em várias edições da Volta à Região de Múrcia. O asfalto chega quase ao topo do Morrón de Totana, onde fica uma base militar, a EVA 13. Os cicloturistas a utilizam como meta de uma subida de categoria especial.

O legado

Aquele reflorestamento serviu de precedente para o Serviço Hidrológico-Florestal, criado em 1901, que estendeu o modelo por toda a Espanha. Codorníu também reflorestou as dunas de Guardamar, impulsionou a Festa da Árvore e teve de desmentir boatos, povoado por povoado, para explicar que aquilo beneficiava a todos. Hoje, o centro de visitantes do parque leva o seu nome, e o viveiro de Huerta Espuña continua em funcionamento.

Muita coisa mudou, é claro. Os Poços de Neve, situados a 1.400 metros de altitude, datam do século XVI e serviam para abastecer de gelo as cidades de Múrcia, Cartagena e Lorca antes da refrigeração moderna. Nada disso é mais necessário. Codorníu escreveu que confiava que a nova floresta aumentaria "a vazão de suas nascentes" e daria emprego aos trabalhadores rurais da região.

Ele morreu em 1923, sem ver o resultado final. Pediu para ser um pinheiro plantado na Serra Espuña, voltado para Cartagena, a cidade onde nasceu. Cento e trinta e cinco anos depois, um técnico lembrava que, na Região de Múrcia, reflorestam-se atualmente cerca de 50 hectares por ano. Isso porque os incêndios não dão trégua e atingiram a área duas vezes: durante o verão e em março passado.

Imagem de capa | Gregory Williams (en Flickr)

Inicio