Tendências do dia

Metaverso da educação? Servidor no Minecraft oferece aulas gratuitas na plataforma

Conhecido como Universidade CraftSapines, servidor reúne matérias da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e outros conteúdos como astronomia e inteligência emocional

Minecraft no tablet
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

46 publicaciones de Laura Vieira

Já imaginou como seria estudar dentro do seu jogo favorito? Pode parecer algo muito improvável e duvidoso, mas por incrível que pareça, isso já está sendo feito por fãs de Minecraft, um dos jogos de computador mais vendidos do mundo. Chamado de Universidade Craftsapiens, o servidor brasileiro foi criado durante a época da pandemia por Helton Álvares, um professor paraense formado em física. O que ele não esperava é que o servidor seria o maior sucesso.

Entenda o que é a CraftSapiens e como iniciativa surgiu

Minecraft é um dos jogos mais populares no mundo todo. Se você nunca ouviu falar nele, esse jogo é formado por blocos que estimulam a exploração e construção em um mundo virtual aberto. No entanto, o que antes era visto apenas como entretenimento, se tornou um canal educativo, onde é possível acessar aulas e atividades educacionais.

Tudo começou quando Helton Álvares foi contratado em 2020 para dar aulas de matemática no colégio João Paulo I, em Araucária, cidade próxima a Curitiba. Pouco tempo depois de ingressar na escola, no entanto, os casos de Covid-19 estouraram no Brasil e as aulas passaram a ser ministradas de forma remota. Com isso, Helton reparou que o interesse e rendimento das turmas caíram, e para tentar engajar os alunos, decidiu criar um ambiente virtual dentro do servidor do Minecraft para atrair os estudantes: a Universidade Craftsapiens.

“Eu acho que dei duas semanas de aula presencial, se não me engano, e daí comecei a dar aula online. Então conversei com o diretor do colégio e falei 'Olha tô com uma ideia aqui para engajar mais os alunos. Quem sabe a gente faz uma aula dentro do Minecraft' e ele permitiu, então comecei a planejar as aulas dentro do jogo. Foi assim que começou a minha vida como professor e também professor no Minecraft,” disse ele em entrevista ao IGN Brasil

O nome escolhido pelo professor foi totalmente proposital: ele é formado pela junção das palavras “craft”, um termo usado no jogo que significa construir, e “sapiens”, do latim sabedoria.

A Universidade CraftSapiens é quase um metaverso

Mas como as aulas dentro do servidor funcionam? A Universidade CraftSapiens iniciou dando aulas de disciplinas de exatas, como Física, Química, Biologia e Matemática. Contudo, hoje o servidor conta com o apoio de professores voluntários de todas as matérias da base curricular e de outras temáticas, como inteligência emocional, xadrez, música e astrofísica.

Sem dúvidas alguma, o ponto mais interessante da Universidade CraftSapiens é que ela permite aos alunos maior interatividade, como ir ao cinema dentro do servidor, assistir aulas, fazer atividades cotidianas e até botar a mão na massa e criar objetos que se relacionem com o tema das disciplinas, como construir usinas nucleares para a produção de energia, algo que é debatido nas aulas de física. Além disso, no final de cada aula, os alunos devem responder perguntas de um quiz, o que lhes garante moedas (Sapiens) que podem ser utilizadas no servidor.

Como acessar a Universidade CraftSapiens?

Se você se interessou em aprender conteúdos dentro do universo Minecraft, saiba que a Universidade CraftSapiens é aberta para todos, mas focada principalmente em alunos do ensino fundamental e médio, além de candidatos ao ENEM. Para participar do projeto é bem simples:  basta baixar a versão mais recente do Minecraft na versão Java ou Bedrock, entrar no servidor no Discord e buscar pelo cronograma de aulas, onde você terá acesso aos horários e atividades disponíveis. É possível acessar a escola de forma gratuita, o que garante acesso de 50% das aulas, ou assinar o pacote premium, que custa R$ 49,99 e tem a duração de um mês.

A CraftSapiens não é reconhecida pelo MEC

Apesar do sucesso, Helton reforça que as aulas oferecidas na plataforma são um reforço ou complemento, e não substituem as instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação. Ou seja, o CraftSapiens não possui reconhecimento formal pelo Ministério da Educação (MEC) como uma instituição de ensino superior tradicional. Ele funciona apenas como uma plataforma de educação, oferecendo cursos e atividades de forma online e interativa. Contudo, apesar de não ser reconhecida pelo MEC, a CraftSapiens pode ser uma ferramenta muito bacana para complementar o aprendizado, especialmente em áreas como tecnologia e programação.

Inicio