Internauta encontra computadores antigos no porão da casa dos avós, que datam da década de 1950 e parecem máquinas de lavar

Quando falamos de computadores antigos, geralmente nos referimos a PCs da década de 1990

Em comparação, porém, estes aqui datam de muito tempo atrás e são gigantescos

Imagem | Reddit
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

781 publicaciones de PH Mota

Para a maioria das pessoas, um "PC antigo" provavelmente se parece com os de hoje, só que em um gabinete torre maior, bege-acinzentado. Ao conectar-se à internet, ele emite bipes e chiados pelo modem. Neste caso, porém, tudo é completamente diferente. Estamos falando de algo tão antigo que tem o tamanho de um freezer.

Você provavelmente nunca viu computadores tão antigos quanto estes encontrados por netos no porão dos avós

A questão é a seguinte: no porão dos avós, pode-se encontrar todo tipo de tesouro. No entanto, esta descoberta é realmente especial, pois é extremamente rara. Por isso, o neto ficou impressionado ao descobrir computadores verdadeiramente antigos.

Abaixo, você encontrará os detalhes e algumas curiosidades sobre eles:

  • Librascope LGP-30: Com pelo menos 66 anos, foi lançado em 1955 e, segundo informações, apenas 45 unidades foram entregues na Europa. Na época, a calculadora de tambor magnético custava o equivalente, considerando os valores atuais ajustados pela inflação, a aproximadamente 387.970 euros (mais de R$ 2,4 milhões) — o que ainda era considerado barato para um computador desse tipo (via t-lcarchive). Pesava impressionantes 362 quilos, tinha um metro de largura e vinha com o equivalente a 15,8 KB de espaço de armazenamento.
  • Flexowriter: O que parece uma máquina de escrever era um tipo de dispositivo de entrada para máquinas de calcular, um precursor do teclado, por assim dizer.
  • Máquinas PDP-8/e: Os chamados minicomputadores de 12 bits chegaram ao mercado entre 1970 e 1978 e custavam 6.500 dólares americanos cada na época (hoje, o valor equivale a aproximadamente 34 mil euros, ou R$ 214 mil). Cada um pesava cerca de 41 quilos e era capaz de realizar 385.000 adições por segundo.

Aqui você pode conferir os antigos tesouros no formato de uma máquina de lavar, um freezer ou uma fotocopiadora:

Todos esses computadores, dos primórdios da tecnologia da computação, eram geralmente usados na medicina e na ciência na época. É extremamente incomum que uma pessoa comum tivesse um equipamento tão caro em casa.

De acordo com o descobridor, o avô usava esses computadores para cálculos em engenharia civil na década de 1960.

Infelizmente, não está totalmente claro o que aconteceu com os computadores. A descoberta foi feita há dois anos e, na época, o usuário do Reddit c-wizz escreveu que estava procurando um museu de informática que pudesse aproveitar os achados. Infelizmente, não se sabe se ele encontrou um comprador para as calculadoras absurdamente antigas que encontrou.

Inicio