A Intel apresentou nessa sexta-feira, 22/5, três novos CPUs da linha Intel Xeon 6. Eles possuem tecnologia Priority Core Turbo (PCT) da Intel e a Intel® Speed Select Technology - Turbo Frequency (Intel® SST-TF), que te permitem configurar como os núcleos de desempenho vão funcionar e os deixar muito mais aptos para rodar inteligências artificiais em situações de alta demanda.
Um dos processadores da linha Xeon 6, o Intel Xeon 6776P, já é utilizado como CPU hospedeira no NVIDIA DGX B300, a mais recente geração de sistemas acelerados por IA da empresa. Ele consegue suportar as altas demandas dos modelos e conjuntos de dados e IA graças à sua largura de banda de memória.
“Essas novas variantes do Xeon demonstram o desempenho incomparável do Intel Xeon 6, tornando-o a CPU ideal para os sistemas de IA com aceleração por GPU da próxima geração. Estamos entusiasmados em aprofundar nossa colaboração com a NVIDIA para entregar um dos sistemas de IA com melhor desempenho da indústria, ajudando a acelerar a adoção da IA em diversos setores”, disse Karin Eibschitz Segal, vice-presidente corporativa e gerente geral interina do Data Center Group da Intel.
Maximizando o desempenho em IA com Priority Core Turbo
A tecnologia Priority Core Turbo permote que os núcleos de alta prioridade dos chips funcionem em frequências mais altas. Enquanto os núcleos de baixa prioridade garantem a distribuição ideal dos recursos da CPU. Essa capacidade é crucial para cargas de trabalho de IA que exigem processamento sequencial ou em série, alimentando as GPUs mais rapidamente e melhorando a eficiência geral do sistema.
Além disso, os processadores também oferecem os seguintes recursos:
- Alta contagem de núcleos e desempenho excepcional em thread único: Com até 128 P-cores por CPU, esses processadores garantem uma distribuição equilibrada de cargas de trabalho intensivas em IA.
- Velocidades de memória 30% mais rápidas¹: Em comparação com a concorrência, o Intel Xeon 6 oferece desempenho superior de memória em configurações de alta capacidade e suporta largura de banda de memória de ponta com MRDIMMs e CXL.
- Desempenho de I/O aprimorado: Com até 20% mais pistas PCIe do que os processadores Xeon anteriores, essas CPUs possibilitam uma transferência de dados mais rápida para cargas de trabalho intensivas em entrada/saída.
- Confiabilidade e capacidade de manutenção incomparáveis: Esses processadores são projetados para máximo tempo de atividade, com recursos robustos de confiabilidade, disponibilidade e facilidade de manutenção que minimizam interrupções nos negócios.
- Intel Advanced Matrix Extensions: Suporte a operações aritméticas em precisão FP16, permitindo pré-processamento de dados eficiente e execução de tarefas críticas na CPU para cargas de trabalho de IA.
Ver 0 Comentários