A Apple decidiu fechar o ano em grande estilo com pelo menos uma dúzia de novidades na nova atualização do iOS, provavelmente a última de 2025. Em 2026, virão outras — e algumas muito mais potentes, como a aguardada nova Siri — mas, por enquanto, o que chega é um excelente aperitivo.
Atualmente, o iOS 26.2 está em sua terceira versão beta e espera-se que, nos próximos dias, seja lançada uma quarta ou talvez já a beta final. De qualquer forma, a versão para todo o público chegará, no máximo, na segunda quinzena do mês.
Embora nem todas as grandes novidades estejam aqui, este é um conjunto de novas funções que chegarão com o iOS 26.2 para todos no mundo:
1 — Os lembretes agora têm alarmes
Apesar de todos os avanços do app Lembretes da Apple, ainda faltava algo fundamental — e que finalmente chegará com o iOS 26.2: os alarmes. Trata-se, basicamente, de configurar um lembrete com horário de vencimento e, quando chegar o momento, ele não aparecer apenas como uma notificação, mas como um alarme igual ao do despertador. Porém, é opcional — e quem preferir pode manter o comportamento atual.
2 — Escolha da intensidade do Liquid Glass
Depois de o iOS 26.1 apresentar uma alternativa ao Liquid Glass, o iOS 26.2 trará um controle de intensidade do efeito na tela de bloqueio. Isso permitirá que elementos como o relógio fiquem mais visíveis, já que será possível ajustar o nível de transparência.
3 — A tela como flash de notificações
Já faz anos que é possível configurar o flash traseiro do iPhone como indicador de que recebemos uma notificação. No iOS 26.2, isso vai um passo além ao permitir que a tela se ilumine com um clarão branco quando o iPhone estiver com a tela virada para cima.
4 — Liquid Glass no nível
O Liquid Glass também é protagonista no nível da app Medidas. Agora ele aparece em forma de bolha, fazendo com que não apenas siga o novo estilo visual, mas também se pareça mais com a bolha dos níveis físicos reais.
5 — Códigos de uso único no AirDrop
No iOS 26.2 encontraremos, finalmente, uma função no AirDrop que permite gerar um código de uso único para compartilhar arquivos com alguém que não esteja nos seus contatos e que você não queira salvar. Ambos os dispositivos poderão se ver mutuamente por 30 dias.
6 — IA chega ao Apple Podcast
O app nativo de podcasts da Apple será aprimorado para criadores, já que agora a IA poderá gerar capítulos automaticamente nos episódios, mesmo quando o podcaster não os tiver definido. Na análise do áudio, ela também será capaz de detectar menções a outros programas e criar links temporizados para esses conteúdos diretamente no player e na transcrição.
7 — Jogos melhor organizados na biblioteca
O app Jogos da Apple estreia agora uma nova forma de organização da interface. Trata-se de permitir visualizar os títulos ordenados do maior para o menor tamanho, de modo que, se em algum momento quisermos liberar espaço no iPhone, isso possa servir como um bom indicativo.
8 — Sem fixados no Mensagens do CarPlay
Se você usa o app Mensagens no CarPlay, desde o iOS 26.0 é possível fixar determinados contatos na tela. Com o iOS 26.2, será possível ocultá-los, embora continuem fixados no iPhone.
As novidades que não chegarão para todo mundo
Há quatro novidades que estarão disponíveis apenas em alguns territórios.
9 — Tradução em tempo real para os AirPods (Europa)
Depois de ser lançada inicialmente em poucos territórios, chega agora à União Europeia a possibilidade de traduzir em tempo real com os AirPods. Funciona em conversas, mas também ao assistir vídeos reproduzidos por outros alto-falantes captados pelos microfones. Estará disponível nos AirPods 4, AirPods Pro 2 e AirPods Pro 3.
10 — Sem compartilhamento de Wi-Fi no Apple Watch (Europa)
Outra novidade que também chega à União Europeia, mas que não é tão positiva. Por conta das regulamentações europeias, os Apple Watch deixarão de sincronizar automaticamente as redes Wi-Fi do iPhone, exigindo que o usuário se conecte manualmente à rede na primeira vez.
11 — Melhorias nos alertas de segurança (EUA)
Cidadãos dos EUA passarão a contar com um sistema aprimorado de alertas de emergência para avisos sobre terremotos, inundações e outros eventos urgentes que exijam comunicação direta das autoridades com os usuários.
12- A Siri poderá ser substituída (Japão)
Devido às leis japonesas, os usuários no Japão poderão trocar o assistente acessado pelo botão lateral do iPhone, que atualmente é a Siri. Por enquanto, isso ainda não foi adicionado oficialmente, mas já existem indícios no código que apontam para a possibilidade de substituí-la por Alexa, Gemini ou outros assistentes com opções de voz.
Este texto foi traduzido/adaptado do site Applesfera.
Ver 0 Comentários