Cresce o rumor de que Trump anunciará a existência de vida extraterrestre: aqui está o que sabemos

O boato surgiu de uma entrevista com Dan Farah, diretor do documentário 'The Age of Disclosure'

Cresce o rumor de que Trump anunciará a existência de vida extraterrestre: aqui está o que sabemos.
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Se você abriu um aplicativo de mídia social nas últimas 72 horas, provavelmente foi "bombardeado" com o rumor de que Donald Trump está prestes a confirmar a existência de vida extraterrestre. A verdade por trás dessa notícia poderia ser bastante cinematográfica, no sentido mais realista possível.

A origem do rumor

Esse ciclo de notícias não se originou de um vazamento do Pentágono, nem de uma conversa casual em Mar-a-Lago. A fonte exata é uma entrevista publicada pela Entertainment Weekly em 21 de novembro de 2025.

O artigo apresenta Dan Farah, diretor do documentário "The Age of Disclosure", que reúne dezenas de ex-oficiais de alto escalão das forças armadas, da inteligência e da política dos EUA, que afirmam que existe "inteligência não humana" e que o governo a tem escondido por cerca de oito décadas. Coincidentemente, o filme estreou nos cinemas e no Prime Video neste fim de semana.

O que exatamente ele disse?

"Acho que é só uma questão de tempo até que o lançamento deste filme seja seguido por um presidente em exercício subindo ao pódio para dizer ao mundo: 'não estamos sozinhos no universo'".

Farah disse que Trump havia sido informado sobre os "fatos básicos" e que, segundo suas fontes, o documentário estava "100% em seu radar". No entanto, ela apenas expressou a crença de que seu filme catalisaria um anúncio, não uma confirmação de que a Casa Branca havia agendado uma coletiva de imprensa.

O jogo do telefone sem fio

A nuance se perdeu na cobertura subsequente da mídia. Canais do YouTube, TikTok e contas do Instagram mudaram a narrativa de "Trump foi informado sobre o documentário" para "Trump sabe a verdade", "Trump quebrará o silêncio" e "Trump divulgará os arquivos".

O documentário

O filme que deu início a tudo, "The Age of Disclosure" (A Era da Revelação), apresenta entrevistas com 34 autoridades de inteligência e do governo dos EUA. Os nomes mais proeminentes são o do senador Marco Rubio, o do ex-diretor de Inteligência Nacional James Clapper e o da senadora Kirsten Gillibrand.

Juntos, eles alegam um acobertamento de 80 anos sobre inteligência não humana, expondo uma raça secreta para fazer engenharia reversa da suposta nave espacial alienígena. Só o trailer teve mais de 20 milhões de visualizações, demonstrando o interesse do público por esse tema e explicando a cobertura midiática das declarações de Farah.

Trump não acredita em alienígenas

Há motivos para ceticismo além da promoção do documentário. Em uma entrevista com Logan Paul, Donald Trump se descreveu como um "cético" em ufologia.

No entanto, ele admitiu ter conversado com pilotos "sérios" que viram coisas estranhas ("redondas, voando quatro vezes mais rápido que nossos caças") e prometeu "transparência radical" e a desclassificação de documentos relacionados. Isso pode levar a outro debate: há uma grande diferença entre investigar fenômenos anômalos não identificados (UAPs) e anunciar a existência de vida extraterrestre.

Imagem | Rawpixel

Inicio