De quase apagar um e-mail a trabalhar no Google e construir uma grande fortuna. Essa é a história — resumida — de Marissa Mayer, ex-CEO do Yahoo, que iniciou sua carreira no setor de tecnologia graças a um simples erro na caixa de entrada. Um giro inesperado que trouxe muitas conquistas... e uma conta bancária milionária.
Hoje, o nome de Marissa Mayer é lembrado por ter comandado o Yahoo durante cinco anos. Mas foi em 1999 que sua carreira realmente decolou, ao se juntar ao Google, onde supervisionou o desenvolvimento de novos produtos e se tornou um dos rostos mais conhecidos da empresa.
Marissa Mayer virou estrela do Google por causa de um erro
Curiosamente, Mayer não se tornou a primeira mulher engenheira do Google buscando ativamente um emprego. Foi, na verdade, uma coincidência. Na época, ao concluir seu curso em Stanford, ela estava sendo disputada por 14 empresas e universidades que queriam seu talento.
Mas, enquanto revisava a caixa de entrada lotada de e-mails de recrutadores, ao tentar apagar uma mensagem, acabou se enganando e a abriu. Segundo o Business Insider, aquele e-mail era de um recrutador do Google.

Enquanto lia a mensagem, Marissa Mayer se lembrou do conselho de um de seus antigos professores: conhecer Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google. Isso a levou a pedir uma entrevista, em vez de apagar o e-mail.
Naquela época, o Google era pouco mais que uma startup, com menos de 20 funcionários, o que não tornava a empresa exatamente atraente. Mesmo assim, Mayer decidiu arriscar — em parte porque sua melhor amiga já trabalhava lá e falava bem do ambiente ao lado de Page e Brin. Foi assim que Mayer acabou se tornando a 20ª funcionária do Google.
Seis anos depois, em 2005, ela já era vice-presidente de Busca e Experiência do Usuário, liderando o lançamento de alguns dos produtos mais icônicos do Google, como o Gmail, o Google Books e o Google Maps. E tudo isso enquanto ainda dava aulas em Stanford.
O resultado não poderia ter sido melhor
Mayer não só participou do crescimento meteórico do Google, como também acumulou uma enorme fortuna e se tornou uma das figuras públicas mais reconhecidas da empresa. Depois de quase dez anos no Google, ela assumiu a liderança do Yahoo, com a missão — praticamente impossível — de recuperar a companhia. Durante sua gestão, chegou a negociar a venda do Yahoo para a Verizon por 4,5 bilhões de dólares. Após a conclusão do negócio, Mayer foi demitida.
Em 2020, Marissa Mayer lançou sua própria startup de inteligência artificial, a Sunshine, arrecadando 20 milhões de dólares para dar início ao projeto. O objetivo da empresa é claro: facilitar a gestão de tarefas do dia a dia.
De acordo com a Forbes, Marissa Mayer possui atualmente uma fortuna próxima a 1 bilhão de dólares, ocupando a 2.933ª posição entre as pessoas mais ricas do mundo e figurando no top 40 das mulheres mais ricas dos Estados Unidos. Tudo isso graças a um simples erro ao abrir um e-mail no final do século passado.
Ver 0 Comentários