Duolingo está cansado de apenas ensinar idiomas e já deu o primeiro passo para se tornar um superapp

  • O aplicativo conhecido vai adicionar cursos de xadrez em breve.

  • A novidade inclui minijogos simples para aprender os movimentos básicos, além da opção de disputar partidas completas.

Duolingo adiciona xadrez nos app, veja mais. Imagem: Generada con ChatGPT
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

Aqui no Brasil, ainda não estamos tão acostumados, mas o conceito de superapp está crescendo. São aplicativos que reúnem vários serviços diferentes, muitas vezes sem relação entre si.

O melhor exemplo é o AliPay, na China, que começou como uma plataforma de pagamentos móveis, mas hoje oferece desde consultas médicas até reserva de viagens, entre muitas outras funções.

Alguns apps bem conhecidos também querem seguir esse modelo, como o WhatsApp e até o Uber.

Mas a estrela do dia é o Duolingo — uma plataforma que começou como uma forma divertida de aprender idiomas e agora está dando os primeiros passos para se tornar uma superapp. E, para isso, resolveu apostar no xadrez.

Aprender xadrez com o Duolingo parece ser bem divertido

A plataforma já é conhecida por oferecer uma forma leve e descontraída de aprender vários idiomas. E, de uns tempos pra cá, o app se expandiu, passando a incluir também aulas de matemática e música (por enquanto, só em inglês).

Mas, apesar de ser uma evolução, essas matérias ainda estão bem ligadas ao ambiente escolar. Já o xadrez é um passo em uma direção completamente diferente.

Se você quiser aprender a jogar xadrez, já existem vários apps que fazem isso, mas normalmente eles são focados só nesse tema. A novidade do Duolingo é que ele está indo além, tentando se consolidar como uma superapp — não só para aprender matérias que você veria em uma escola ou em aulas particulares, mas também para explorar novas habilidades.

De acordo com o The Verge, o curso de xadrez do Duolingo vai incluir uma série de exercícios curtos para ensinar, por exemplo, como mover cada peça ou como dar um xeque-mate em um rei encurralado. E, claro, você também vai poder jogar minipartidas ou até partidas completas contra a própria plataforma.

Original

Assim como nos cursos de idiomas, o Duolingo vai oferecer diferentes níveis de habilidade para quem quiser aprender xadrez.

A ideia é que cada pessoa possa aprender no seu próprio ritmo, seja alguém que nunca jogou antes ou alguém que já conhece os movimentos e algumas aberturas. O objetivo é sempre o mesmo: tornar o aprendizado do xadrez o mais acessível possível.

Nos planos do Duolingo está lançar o curso de xadrez em fase beta para usuários de iOS (em inglês).

Depois desse período, a função deve ser liberada para mais usuários de iOS e também para Android, com a possibilidade de acessar o curso em outros idiomas.

Se a ideia der certo, quem sabe não veremos mais cursos desse tipo no futuro, aproximando ainda mais o Duolingo do modelo de superapp.

Inicio