Tendências do dia

Sean Connery poderia ter dobrado sua fortuna interpretando um único personagem, mas ele não entendeu o roteiro de O Senhor dos Anéis

O ator escocês, famoso por seu papel como o agente secreto mais letal do cinema, rejeitou um papel que poderia ter dobrado sua fortuna no final de sua carreira.

Sean Connery Poderia Ter Sido Gandalf
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

As histórias de grandes oportunidades perdidas em Hollywood são lendárias. Por exemplo, você sabia que as irmãs Wachowski ofereceram o papel de Neo, em Matrix, a Will Smith? O ator de Um Maluco no Pedaço recusou o papel, que acabou ficando com Keanu Reeves, para participar do infame As Loucas Aventuras de James West (Wild Wild West).

Sean Connery, eternamente lembrado como o icônico Agente 007, também protagonizou uma dessas grandes oportunidades perdidas que, com o passar do tempo, fazem qualquer um se questionar.

Gandalf, com licença para errar

Uma das oportunidades mais épicas perdidas em Hollywood envolve Connery e sua decisão de recusar o papel de Gandalf em O Senhor dos Anéis, dirigido por Peter Jackson.

Ian McKellen, que acabou por dar vida ao icônico mago Gandalf, comentou o erro afortunado de Sean Connery: "Certamente, não fui a primeira opção para Gandalf. Anthony Hopkins recusou. Sean Connery certamente o fez. Agora todos estão aparecendo por aí, e espero que se sintam estúpidos", disse o veterano ator em declarações registradas pelo site espanhol VidaExtra.

Antes de que a franquia de O Senhor dos Anéis se tornasse um sucesso mundial, Sean Connery recebeu uma oferta tentadora para interpretar o mago Gandalf na trilogia de Peter Jackson. Os produtores, em busca de garantir uma grande estrela para um projeto considerado arriscado, dirigido por um cineasta relativamente desconhecido na época, ofereceram a Connery uma proposta bastante interessante.

O ator receberia não apenas um salário fixo de 10 milhões de dólares por filme, mas também embolsaria 15% dos lucros de bilheteria da trilogia. No entanto, Connery recusou a oferta, admitindo que simplesmente não conseguia entender o roteiro.

Quanto dinheiro Connery deixou passar?

Com um orçamento de 281 milhões de dólares, a trilogia O Senhor dos Anéis foi uma das produções mais caras de todos os tempos até aquele momento. Para surpresa dos próprios produtores, os filmes se tornaram um grande sucesso de bilheteria, com a primeira entrega arrecadando mais de 1 bilhão de dólares. No total, a trilogia superou 2,9 bilhões de dólares em bilheteria.

Os produtores haviam oferecido a Connery 15% da arrecadação total, o que significaria cerca de 435 milhões de dólares, além dos 10 milhões fixos por filme, totalizando 465 milhões de dólares.

Esse valor teria feito de Connery o ator mais bem pago de todos os tempos, à frente de grandes nomes como Tom Cruise, Will Smith, Keanu Reeves e Robert Downey Jr., que protagonizaram alguns dos maiores sucessos de bilheteria da história.

Um golpe decisivo para sua aposentadoria

Apesar da enorme quantia de dinheiro que o ator escocês deixou passar, ao falecer em 2020, seu patrimônio era estimado em cerca de 350 milhões de dólares. Uma verdadeira fortuna, fruto de uma carreira de sucesso. No entanto, se tivesse aceitado o papel de Gandalf, Connery teria mais que duplicado seu patrimônio, garantindo ainda mais solidez financeira em sua aposentadoria.

Após recusar o papel em O Senhor dos Anéis, Connery decidiu participar de A Liga Extraordinária em 2003, um projeto que ele esperava transformar em uma franquia de sucesso. No entanto, o filme foi um fracasso, arrecadando apenas 66 milhões de dólares contra um orçamento de 78 milhões.

Esse insucesso em sua carreira, somado à oportunidade perdida em O Senhor dos Anéis, provavelmente influenciou sua decisão de se aposentar definitivamente da atuação em 2005, aos 85 anos.

Imagen | Flickr (Max Crawford)

Inicio