Ninguém gosta de assistir a um filme ou série com a tela da TV coberta de manchas e marcas de dedos. Além de prejudicar a estética e não ser nada bonito, a sujeira pode comprometer o contraste e a nitidez das imagens. Mas é claro que existe um jeitinho de deixar a TV novinha em folha. E saber o melhor? Isso não exige produtos caros nem complicados de encontrar. A seguir, confira algumas dicas importantes para limpar a tela da TV.
Saiba o que usar e o que evitar na hora da limpeza
Limpar a tela de uma televisão não é uma missão muito complicada. O grande segredo está em usar um pano de microfibra e água destilada. Isso porque esse tipo de pano não risca a superfície e evita fiapos, enquanto a água destilada não deixa marcas porque não contém sais minerais. Fabricantes como LG, Samsung e Sony recomendam também o uso de limpadores específicos para telas, mas eles devem sempre ser aplicados no pano e nunca direto na TV.
Além disso, é muito importante saber o que não usar na limpeza, como soluções caseiras que tenham vinagre, álcool comum, amônia ou produtos multiuso. Eles podem danificar o revestimento antirreflexo e reduzir a durabilidade da tela. Panos ásperos, papel toalha ou esponjas também devem ser descartados, pois podem arranhar permanentemente a superfície.
Confira o passo a passo para limpar a TV sem riscos
Antes de botar a mão na massa e começar a limpeza, é muito importante desligar a TV da tomada. Além de ser mais seguro, isso ajuda a identificar melhor as manchas contra o fundo escuro da tela. veja o que fazer a seguir:
- Passe um pano de microfibra seco para retirar a poeira;
- Se necessário, umedeça levemente outro pano com água destilada ou limpador específico;
- Faça movimentos suaves e lineares, do centro para as bordas;
- Finalize com uma microfibra seca para garantir brilho uniforme.
Esse método de limpeza é ideal para qualquer tipo de painel, seja LCD, LED, QLED e OLED. No caso das OLED, que têm camadas mais sensíveis, o cuidado deve ser maior, usando pressão mínima durante a limpeza.
Saiba como manter a limpeza e a frequência ideal
Para manter a tela higienizada por mais tempo em casa, é fundamental criar uma rotina. Uma limpeza leve toda semana, com pano seco, já evita o acúmulo de poeira e manchas. Limpezas mais profundas, com pano levemente umedecido, podem ser feitas mensalmente. Lembre-se de dar atenção às bordas, saídas de ventilação e entradas HDMI e USB. A dica de ouro para retirar partículas que se acumulam nessas pequenas regiões é usar um pincel macio.
Ver 0 Comentários